Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

É o 13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, que em 2011 terá o tema “Alimente esta Ação”, mobilizando mais de 60 mil escoteiros e escoteiras, entre jovens e adultos, em atividades integradas com as comunidades onde estão inseridos, buscando conscientizar e levar à sociedade práticas de alimentação saudáveis, econômicas, além de ambiental e socialmente conscientes.

O Mutirão é anual e em 2011 acontece de junho a outubro. Consiste em atividades como a criação de uma horta comunitária em cada Grupo Escoteiro, a conscientização dos jovens e a prática de atividades voltadas para a sociedade com a ajuda de organizações parceiras dos Escoteiros do Brasil. A atividade é coordenada por uma equipe com participantes de todas as regiões do Brasil, para garantir sua execução em todo o território nacional.

“O Mutirão Comunitário é uma forma de ensinarmos aos jovens a importância de ajudar ao próximo através de atividades prazerosas. Alimentação e nutrição são temas importantes e capazes de motivar o engajamento em ações com proveito para toda sociedade” diz Altamiro Vilhena, coordenador do Mutirão.

O Grupo Escoteiro do Ar Marista Palmas 07/TO este ano e com este tema realizará arrecadação de alimentos pelos membros juvenis por meio de um pedágio, chamado Pedágio do Alimento, junto à comunidade e beneficiará a Instituição Casa Abrigo Raio de Sol.

A entrega dos alimentos não perecíveis arrecadados pelo pedágio, se realizará no dia 02 de outubro, na praça da quadra 110 sul juntamente com uma atividade recreativa escoteira com jovens do grupo escoteiro e as crianças do Abrigo. Ao final da atividade será oferecida uma mesa de café da manhã organizada pelo conselho de pais do Grupo Escoteiro do Ar Marista Palmas 07/TO.

Edições Anteriores

Edições anteriores do Mutirão Nacional Escoteiro tiveram temas como Limpo de Corpo, Alma e Drogas (Combate às drogas), Escotismo é Inclusão (Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais), Sorriso Alerta (Saúde dental), Ler é o que Pega (Incentivo à leitura e doação de livros), dentre outros. (Ascom Marista)