Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A cidade de Paraíso do Tocantins nesse sábado 1º de outubro foi o palco onde diversas lideranças do PMDB estiveram presentes prestigiando a reconciliação do ex-governador Moisés Avelino com a sigla e o lançamento de sua pré-candidatura juntamente com Roberto Bandeira a Prefeitura de Paraíso do Tocantins.

Estiveram presentes o ex-governador Marcelo Miranda, os deputados estaduais Eli Borges, Josi Nunes, Ricardo Aires e Vilmar do Detran. Os prefeitos Nilton Franco (PMDB) Pium, Maria de Jesus (PMDB) Pugmil, Enoque (PSB) Nova Rosalândia e Walter (PMDB) Caseara. A Vereadora Ilma (PMDB) Paraíso, ex-deputado João da Farmácia e candidato a vereador em Paraíso, os ex-prefeitos Zé Américo de Araguacema, Jair Venâncio de Barrolândia, Mauro de Lagoa da Confusão e Claudoir de Marianópolis.

O deputado Ricardo Aires falou dos governos do PMDB, do medo do passado à liberdade do presente conquistada através dos governos do PMDB, Vilmar do Detran fez elogios à pessoa de Moisés Avelino como homem público. Josi Nunes disse que o verdadeiro pemedebista respeita os votos conquistados e é preciso saber ser oposição “e essa missão, é só para quem tem vergonha na cara, coragem e caráter pemedebista, não é pra qualquer um não”, afirmou a deputada. Eli Borges por sua afirmou que o PMDB e os partidos de oposição ao atual governo estão fazendo com que eles experimentem uma oposição como jamais experimentaram, “com um debate firme, com comparações com os governos do PMDB”, salientou.

Durante sua fala o ex-governador Marcelo Miranda disse que o PMDB vive um novo tempo e que o tempo de perseguições e até ameaças de expulsão que recebeu do antigo presidente do Partido, Osvaldo Reis, não existe mais. “Hoje capitaneado pelo atual presidente Junior Coimbra, o PMDB vive um novo tempo, um tempo de união e fortalecimento dos nossos companheiros para as próximas batalhas que estiverem por vir. Todos sabem a história, dos jovens aos mais velhos, do Dr. Moisés Avelino neste Estado, sua contribuição como govenador, deputado e não dá mais pra ficar engolindo noticias de que apenas um, dois ou três construíram este Estado, quem construiu este Estado foram todos nós que fincamos nossas raízes aqui e acreditamos que era possível”, disse Marcelo.

Marcelo ainda disse que é o maior torcedor do Tocantins “independente de quem esteja no manche do governo, porque o povo tocantinense é maior do que os atritos políticos ou pessoais”, salientou. Marcelo ainda agradeceu àqueles que vem lembrando seu nome para 2014, “mas que é preciso planejar bem 2012” disse.

Já o ex-governador Moisés Avelino iniciou sua fala lembrando que nos próximo dia 13/11 completará 30 anos de filiação no PMDB, e que está cansado de ser questionado se fica no PMDB. “Eu nunca falei em sair do PMDB, do PMDB, só saio expulso! Vocês nunca ouviram falar que Moisés não tem palavra, não tem compromisso, seja dos líderes mais velhos ou mais novos, construí ao longo da minha vida pública muito respeito por onde passei, no Estado como govenador ou em Brasília como parlamentar, este é o Moisés de ontem e de hoje, não mudo”, disse.

Segundo Avelino, Junior Coimbra tem uma grande responsabilidade e dificuldade pela frente “porque o PMDB é o único partido que do mais simples filiado ao da mais alta patente dos falam, brigam dentro do partido, nos outros são apenas mandatários e você tem a missão de revigorar, buscar os afastados do partido, debatendo, reconciliando, esta é sua missão. Nós só fazemos a maioria se tiver reconciliação, a semente começa ser plantada hoje, a hora é agora”, disse Avelino. O ex-governador ainda disse que o povo está cada vez mais politizado e se informando mais e quanto mais o politico demonstrar honestidade e capacidade de governar terá mais chances ganhar, "voto consciente é uma realidade hoje”, concluiu.