Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Chryss Ferreira Macêdo demonstrando aos acadêmicos alguns procedimentos de montagem Chryss Ferreira Macêdo demonstrando aos acadêmicos alguns procedimentos de montagem
  • Acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade Guaraí-FAG montando o painel solar ecológico

Os acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade Guaraí (FAG), participaram nesta terça-feira, 11, de uma oficina para confecção de sistemas ecológicos para aquecimento de água, ministrada pela pesquisadora e gestora ambiental da Subsecretaria da Produção de Energias Limpas, ligada a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro), Chryss Ferreira Macêdo.

A oficina faz parte das atividades da V Semana de agronomia da FAG, evento que acontece entre os dias 10, 11 e 12 de outubro de 2011, visando promover a dissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da integração de acadêmicos, produtores e pesquisadores das ciências agrárias.

Chryss orientou os estudantes na montagem de um aquecedor solar caseiro, que utiliza garrafas pet, embalagens longa vida de leite, além de outros materiais como canos de PVC e tinta acrílica na cor preta.

Atualmente, o tema aquecimento global transformou-se em uma das maiores discussões de nossa sociedade, e, sem dúvidas, para que possamos manter as condições de vida em nosso planeta é extremamente importante que ações que renovem os recursos naturais, e que principalmente, aproveitem resíduos, sejam efetivamente difundidas na sociedade.

Todos podem colaborar de diferentes formas, só que, infelizmente, alguns equipamentos como painéis solares, ou até mesmo um aquecedor solar, ainda são considerados muito caros.

Pensando nisso, a oficina ministrada pela pesquisadora pode demonstrar que por meio do uso de materiais recicláveis, a um custo praticamente zero, é possível baratear os recursos financeiros gastos com a compra de um equipamento que no mercado chega a custar R$ 3.000,00.

Maiores informações podem ser obtidas junto a Subsecretaria da Produção de Energias Limpas, pelo e-mail: chryss.macedo@seagro.to.gov.br. Confira o vídeo onde é demonstrado o funcionamento do aquecedor solar caseiro: http://vimeo.com/30144386 (Assessoria de Imprensa FAG)