Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O curso de Agronomia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) inaugurou nesta última quinta-feira, 4, a Casa de Vegetação. A instalação é um instrumento de proteção ambiental para produção de plantas onde o ambiente interno é controlado. O espaço é utilizado pelo curso para investigação científica, extensão universitária e aulas práticas.

Com 234 m² de área construída e sistema de nebulização automatizado e iluminação, a Casa de Vegetação possui capacidade de 500 vasos para o cultivo das plantas. Segundo o coordenador do curso de Agronomia do Ceulp/Ulbra, doutor Marcos Morais Soares, a estrutura é um excelente meio para análise e acompanhamento de elementos da experimentação agrícola.

“É um ambiente protegido, onde é possível controlar muitos fatores de produção, diferentemente do que ocorre no campo. Previamente, é feito a análise de solo, empedramento do solo para uniformização, pesagem e colocação de forma padrão nos vasos para conduzir os experimentos”, explica o coordenador Marcos.

De acordo com ele, a Casa de Vegetação oportuniza e agrega novos conhecimentos na vida acadêmica dos alunos, preparando-os de forma integral para o gerenciamento de fatores que implicam diretamente no exercício da Agronomia.

Atualmente, dezesseis acadêmicos do curso envolvidos na iniciação científica atuam diretamente na Casa de Vegetação, supervisionados por docentes, e já há experimentos em desenvolvimento. Três deles são de milho e quatro de soja, todos nas áreas de fertilidade e nutrição mineral de plantas, fixação biológica de nitrogênio e avaliação de cultivares.