Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Na última quinta-feira, dia 13, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, recebeu o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira, e o diretor de Ciência e Tecnologia do Estado, Alan Rickson Andrade de Araújo. O secretário veio conhecer os projetos que estão sendo desenvolvido s pelo município colinense, por meio da Fundação de Ensino Superior de Colinas - Fecolinas, na área de ciência e tecnologia.

O secretário conheceu as instalações da Fecolinas, bem como o Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição. Logo em seguida, visitou o pátio da Ferrovia Norte-Sul, sendo acompanhado pelo prefeito e também pelo presidente da Fecolinas, José Alberto de Bastos, e os coordenadores do Núcle o, Adelaide Gomes de Araújo, Haroldo Geraldo Sacramento e Rafael Alencar.

O secretário Borges da Silveira, comentou sobre a sua vinda a Colinas, ressaltando a iniciativa que o Município vem fazendo nesta área. “Tive conhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação na área da ciência e tecnologia. Fiquei entusiasmado, pois é um exempl o a ser seguido em todo o Estado, principalmente nas cidades polos”, explicou.

Segundo o secretário, o Estado dará o apoio necessário para o desenvolvimento de pesquisas e projetos nesta área. “Estamos hoje aqui para conhecer as ideias, as propostas, o que se pretende fazer aqui e que a secretaria possa dar estímulo e apoio a esse projeto, o qual acho importantíssimo não só para Colinas como também para a consolidação regional”, ressaltou.

Ainda segundo Silveira, Colinas está avançando na área de ciência e tecnologia, um dos exemplos citados é o projeto de lei que o Município apresentará na Câmara Municipal nos próximos dias. “O Município agora está criando a Lei da Inovação, como nós criamos agora recentemente no Estado. Isso aí é um avan ço muito grande, que Colinas está saindo a frente dos outros municípios exatamente nesse papel”, afirmou.

De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia, Alan Rickson Andrade de Araújo, também falou sobre o avanço do município nesta área, investindo em ciência e tecnologia, estando a frente de todos os outros municípios do Tocantins. “É o primeiro município a preparar uma minuta, uma Lei de Inovação, e preparand o um ambiente para poder progredir na área de ciência e tecnologia”, declarou. Araújo disse que esta visita foi para conhecer in loco os projetos nesta área e também as possibilidades de futuras parcerias entre o Estado e o Município.

O prefeito José Santana Neto entende que incentivar projetos e pesquisas na área de ciência e tecnologia é uma forma de garantir o desenvolvimento do Município a médio e longo prazo.

Projetos

O presidente da Fundação Fecolinas, José Alberto de Bastos, explicou alguns dos projetos na área de ciência e tecnologia que a instituição vem desenvolvendo. De acordo com Bastos, um deles é a implantação do CVT – Centro Vocacional Tecnológico. “Vamos preparar a nossa mão de obra”, ressaltou. Sobr e a Lei de Inovação, o presidente explicou que a lei vai poder trazer benefícios para quem quer se instalar, novas empresas, novos investimentos, no município.

A coordenadora de Projetos da Fecolinas, Adelaide Gomes de Araújo, informou que o projeto de Lei Municipal de Inovação será apresentado para os empresários e entidades ligados ao desenvolvimento socioeconômico da cidade nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, na sala 04 da Faculdade Integrada de Ensino Superior - Fiesc. De acordo com a coordenadora, a Lei dará incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e inovação tecnológica nas empresas, para criação de novos empreendimentos.

Na reunião, também será apresentado o Prodecol – Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Colinas. Segundo Adelaide, o programa prevê incentivos fiscais às pequenas empresas, atraindo novos investimentos para a cidade. (Ascom Prefeitura de Colinas)