Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Associação Brasileira de Estilistas vai inserir o Jalapão e o Capim Dourado como um dos temas do catálogo Verão 2013.

Rose Andrade, produtora de moda e coordenadora do +B Inspiração Brasil está no Tocantins onde vai começar nesse fim de semana os trabalhos relativos a publicação editada pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest), que universaliza o acesso a inspirações buscadas no repertório criativo do Brasil. Os últimos detalhes da parceria serão acordados nesta sexta-feira, 14, às 8 horas, com a diretoria executiva do Sebrae Tocantins.

O Jalapão será pano de fundo para o catálogo que nesta edição tem como tema o GPS, que seria o direito de qualquer um escolher o seu destino. Rose Andrade diz que a intenção é fotografar alguns lugares da região do Jalapão, são fotos poéticas que traduzem a cultura e a geografia do local, incluindo o Capim Dourado. “Nessa primeira etapa vamos fazer uma espécie de editorial, fotos produzidas, registrando espaços, nuances, a poesia do lugar. A intenção é que a gente apresente o resultado já em janeiro, durante o São Paulo Fashion Week”.

O trabalho está sendo feito em parceria com o Sebrae Tocantins, que fornecerá os recursos e infra-estrutura necessários para a realização do projeto. “Esse trabalho é mais uma oportunidade de mostrar as nossas potencialidades, a exemplo do Capim Dourado, do Jalapão, e com isso são mais mercados abertos, ou seja, novas fronteiras que o micro e pequeno empreendedor tocantinense pode alcançar”, ressalta a diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber.

Para os dirigentes da Abest esse trabalho vem ao encontro das ações já desenvolvidas pelo Sebrae, no sentido de auxiliar as micro e pequenas empresas do segmento do artesanato no desenvolvimento de diferenciais competitivos, especialmente considerando o fato do capim dourado ter recebido recentemente o Selo de Indicação Geográfica.

Sobre o +B Inspiração Brasil

No momento em que o mundo questiona as tendências, a Abest propõe observar o Brasil e buscar em nossa cultura elementos que sirvam de inspiração para criação. O projeto +B Inspiração Brasil, tem como desafio encontrar na imensidão do país, riquezas culturais que possam transformar a simplicidade e alegria de viver em estilo de vida.

O livro +B Inspiração Brasil vem bilíngüe e está em sua quinta edição. Com imagens e textos, o projeto se desenvolveu levando em conta que o criador se abastece do movimento que o universo traz de informação como arquitetura, arte, música, cinema, belezas naturais e os artistas anônimos brasileiros, propondo uma nova maneira de ampliar os horizontes, olhar para o Brasil de maneira inovadora e exportar ao mundo um conceito brasileiro de criação.

O livro foi escolhido pelo Sistema Moda Brasil como referência para todo o setor produtivo e já é base para o trabalho da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), e em breve deverá ser incorporado aos setores têxtil, coureiro e de jóias. (Assessoria de Imprensa Sebrae)