Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Vinícius

Foto: Marcos Vinícius

Uma equipe de Especialistas da Área Técnica da Dengue, da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vai capacitar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, do Hospital Infantil de Palmas(HIP), para procedimentos adequados, com pacientes suspeitos de dengue. O treinamento inicia nesta segunda-feira, dia 17, às 14 horas, nas dependências do HIP, à Quadra 202 Sul, Rua NSB, Lote 19.

Segundo Renata Peres Chaves, responsável pela Área Técnica da Dengue, os profissionais de saúde do HIP serão treinados em manejo clínico e conduta adequada com pacientes suspeitos de dengue, durante o atendimento hospitalar.

Tratamento adequado

“Serão, ao todo, três dias consecutivos de capacitação, de 17 à 19 de outubro, com turmas distintas, para atingir o máximo de profissionais. Vamos orientar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para que se habilitem quanto ao diagnóstico precoce da doença e todos os procedimentos de conduta, para com as crianças, que apresentem sintomas da dengue” - explica a especialista.

Evitar agravamento

De acordo com Renata Peres, o objetivo do treinamento é evitar o agravamento do quadro clínico da doença e o óbito. “Se diagnosticarmos a dengue, em sua fase inicial, podemos adotar condutas que impeçam a evolução dos sintomas e consequentemente, o óbito do paciente. A dengue é uma doença perigosa que mata, mas, pode ser curada, se descoberta em tempo e tratada adequadamente” - assegura Renata.

Números

Em Palmas, foram confirmados, em 2011, 4.427 casos de dengue, sendo 25 diagnosticados como casos graves e 02 óbitos. (Ascop)