Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As contas da câmara de vereadores de Miracema do Tocantins, referentes ao exercício de 2007, foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em sessão nesta última terça-feira, 18.

Concessão de verbas indenizatórias a vereadores sem a devida prestação de contas, identificação de déficit financeiro, o que significa insuficiência de recurso para pagamento de dívida de curto prazo, e problemas no Controle Interno foram as falhas que levaram os conselheiros a votar pela irregularidade.

O ex-gestor, Alberane de Jesus Borba Solino, presidente da instituição, no referido ano, terá que devolver R$ 312,5 mil ao tesouro municipal e pagar multas. Esse montante equivale às verbas repassadas, durante o ano de 2007, que deveriam ser usadas para custear despesas dos gabinetes.

Segundo o relatório apresentado na sessão, a ausência de comprovação do uso do dinheiro constitui em “ato lesivo aos cofres públicos, vez que não ocorre de forma transparente à obrigatória prestação de contas de tais recursos” e se torna ilegal. (Assessoria de Imprensa TCE)