Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Companhia Municipal de Dança de Colinas ganhou o primeiro lugar na competição de jazz, com o trabalho Love and Magic, no Dança Pará Festival, o maior evento de dança da região Norte e o maior concurso de dança do Norte-Nordeste.

A Companhia Municipal de Dança de Colinas foi a grande vencedora da categoria de jazz, durante o Dança Pará Festival, o maior evento de dança da região Norte e o maior concurso de dança do Norte-Nordeste. A competição foi realizada nesta segunda-feira, 24, no Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas. O grupo competiu com outras Companhias de Dança do país, ficando em primeiro lugar na categoria jazz, com a apresentação “Love and Magic”.

O coordenador e professor Dennis Rodrigues, por telefone, explicou a emoção de ter ficado em primeiro lugar. “A gente não esperava ficar nem em terceiro lugar. O nível é muito alto. Quando saiu o resultado, ficamos muito emocionados”, contou.

A apresentação do grupo durou quatro minutos e o grupo foi composto pelos bailarinos Neto, Naiara, Daiane, Paloma, Josi, Cristiano, Mike, Priscila e o coordenador da Companhia, Dennis Rodrigues.

Nesta terça-feira, os bailarinos participam de cursos com grandes profissionais do país e do exterior no Instituto de Artes do Pará (IAP). Amanhã, último dia do festival, a Companhia de Dança de Colinas participa da mostra competitiva no gênero ballet clássico livre, com a coreografia “O Chamego da Roça” ;.

Para o diretor de Cultura do Município, Marceli Rodrigues, este é um reconhecimento do trabalho realizado com estes jovens. “É um reconhecimento do esforço e da dedicação desses jovens por este trabalho, e também o reconhecimento do trabalho feito pelo Município para o desenvolvimento da nossa cultura”, afirmou.

O prefeito José Santana Neto também comentou o primeiro lugar da Companhia de Dança no festival do Pará. “Todos nós estamos orgulhosos por mais esta vitória da Companhia de Dança de Colinas. São jovens que acreditamos no talento de cada um. O Município trabalha e acredita nesses talentos, por isso incentivamo s a participação em eventos como esse, que tem a presença de profissionais de todo o país”, declarou.

Festival

O Dança Pará Festival é uma realização da Cia. de Arte Produções, tendo à frente o produtor cultural Darley Quintas e o coreógrafo Maurício Quintairos. O festival é reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte) – Ministério da Cultura, Conselho Internacional de Dança – Unesco (CID/UN ESCO).

Nesse período, profissionais da dança nacional e internacional participam do evento, cerca de 100 companhias de dança e de, aproximadamente, 40 mil pessoas nos locais do evento: Memorial dos Povos, Estação das Docas e Instituto de Artes do Pará (IAP).

O Festival procura estimular os participantes ao desenvolvimento socioeducativo e aprimoramento técnico por meio do intercâmbio com profissionais renomados e da interação com o público. Durante seis dias, serão realizadas mostras de dança e competitivas, palestras, fórum de debates, lançamento de livro, woksho ps, Vídeo Dança, Expô Dança, Prêmio Dança Pará e Noite dos Campeões.

As apresentações das companhias convidadas e do concurso são das modalidades Baby Dance, Terceira Idade, Dança Para Pessoas com Deficiência, Ballet de Repertório, Folclore/Popular, Jazz, Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Dança de Rua, Contemporânea e Gospel.

Programação da Companhia de Dança de Colinas do Tocantins
25/10 – participação em cursos, no Instituto de Artes do Pará (IAP)
26/10 – mostra competitiva, gênero ballet clássico livre, coregografia “O Chamego da Roça”, Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas. (Ascom Prefeitura de Colinas)