Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Companhia de Dança de Colinas do Tocantins tem representado o município e o Estado do Tocantins nos maiores eventos de dança do País e por onde passam, levando o talento colinense conseguem ser destaque. Agora, novamente no Dança Pará Festival a Companhia chamou atenção e conquistou três premiações, sendo o primeiro lugar no Duo Ballet Clássico adulto, com a coreografia “As Bonecas” e em segundo lugar no ballet clássico juvenil, com  “As Camponesas”. E a bailarina Maria Eduarda ganhou o Prêmio Bailarina Revelação na categoria juvenil.

Muito feliz pela conquista da Companhia, o prefeito José Santana Neto falou que a vitória desses grandes talentos colinenses é fruto da dedicação que eles têm tido nesses três anos de existência do grupo. Santana explicou que para o Município o resultado que os jovens bailarinos e bailarinas têm conseguido é a prova de que “quando se investe na juventude há a chance de descobrir grandes talentos e oportunizar que esses jovens se encontrem, de forma a propiciar que eles realizarem desejos e sonhos”. Para Santana, o Município de Colinas ganha duplamente com o desenvolvimento desses talentos, que a cada competição se aperfeiçoam e trocam experiências e ainda divulgam o nome da sua cidade mostrando a arte e a cultura colinense.

Premiação

A premiação do festival foi realizada nesta quarta-feira, durante a noite dos campeões, com a divulgação dos ganhadores do Dança Pará Festival e a entrega do Troféu Dança Pará 2012. A Companhia de Dança de Colinas mais uma vez representou o Tocantins em um evento nacional de dança, que tem a participação de equipes de todo o Brasil e representantes de outros países.O Dança Pará Festival é o maior evento de dança da Região Norte do País.

Neste ano, quatro coreografias foram apresentadas pela equipe colinense durante todo o festival. Na categoria jazz, “Tarde de Verão” e “Avesso da Cena”; no ballet clássico com o duo “As Bonecas” e no ballet juvenil “As Camponesas”. Um total de 22 bailarinos da Companhia participou do festival e da programação do evento.

Festival

O Dança Pará Festival está em sua 21ª edição e foi realizado no período de 1º a 06 de dezembro, tendo como palco principal o Teatro Maria Sylvia Nunes/Estação das Docas, entre outros espaços da cidade de Belém (PA). O festival é uma realização da Cia. de Arte Produções, reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte) – Ministério da Cultura, Conselho Internacional de Dança (CID) – Unesco, com parcerias do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém e empresariado local, tendo à frente o coreógrafo Maurício Quintairos e o produtor cultural Darley Quintas.

Companhia

Criada em 2010, a Companhia de Dança de Colinas do Tocantins é financiada com recursos próprios do Município de Colinas do Tocantins, sendo parte integrante da Diretoria Municipal de Cultura. A Companhia é coordenada pelo bailarino, professor de dança e coreógrafo Dennys Rodrigues. (Ascom Prefeitura de Colinas)