Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 03, na sede do QCG (Quartel do Comando Geral), em Palmas, serviu para que representantes das Forças de Segurança do Estado do Tocantins – com a presença de representantes do Ministério da Justiça - definissem os últimos detalhes do planejamento de policiamento que será realizado durante a XI edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Tocantins, que acontecerá de 5 a 12 de novembro, em Porto Nacional.

O evento deverá receber um público superior a 2 mil indígenas e aproximadamente a visitação de 10 mil pessoas, por dia. As competições dos Jogos acontecerão na Ilha de Porto Real, Estádio General Sampaio e no Centro de Treinamento Nego Júnior, mobilizando toda a cidade de Porto Nacional, bem como as diversas regiões do Estado. Também são aguardados, segundo a Secretaria da Juventude e Esportes do Tocantins (Sejuves), líderes e observadores indígenas da Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela.

Policiamento

Já na manhã desta sexta-feira, 04 (um dia antes da abertura oficial do evento – que acontecerá às 18h deste sábado, 05), segundo o coronel Messias, comandante do CPC (Comando do Policiamento da Capital), um efetivo de militares estará a postos em Porto Nacional para os trabalhos de policiamento e orientação às pessoas e grupos indígenas que já chegam à cidade.

Além da presença de homens dos órgãos parceiros na operação de policiamento, a PMTO estará com um efetivo de sessenta homens presentes nos Jogos (30 policiais militares por dia). Estão envolvidos nesse planejamento os seguintes órgãos: Polícia Militar (militares de Palmas e homens do 5º BPM – sede em Porto Nacional), Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Exército (22ºBI), Cipama, Corpo de Bombeiros Militares, Secretarias do Esporte e Juventude (Estado e Município) e Ministério da Justiça.

Haverá policiamento ostensivo 24 horas na orla, na balsa de acesso, bem como na Ilha de Porto Real (onde será instalada uma Base Comunitária da PM). A Guarda Municipal de Porto Nacional e equipe do Samu também estarão presentes para garantir a segurança do público.

São aguardadas a presença do governador Siqueira Campos e de comitivas ministeriais. Às 10h desta sexta-feira, 04, haverá uma nova reunião com a coordenação dos Jogos, para as últimas orientações. Este encontro acontecerá no Centro Cultural Durlal Godinho, em Porto Nacional.

A reunião na capital foi conduzida pelo chefe do Estado Maior, coronel Jefferson Fernandes Gadelha – que representou, na ocasião, o comandante geral, cel Marielton Francisco dos Santos; pelo cel Messias; e pelo comandante do 5º BPM em Porto Nacional, tenente coronel Abelardo.

“O policiamento com o público indígena é uma prática mais tradicional e histórica de outras Forças, a exemplo da Polícia Federal, Marinha, Exército, daí a importância das parcerias nesse momento. E a PM estará presente de forma a colaborar para que tudo funcione a contento, com segurança, e preservando a integridade física de todos os participantes”, comentou o cel Messias, ao final do encontro. (Ascom PM)