Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Realizar o máximo possível de exames preventivos de câncer do colo do útero e de mama é o objetivo do grande Mutirão Contra o Câncer, da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), que será realizado nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, a partir das 7 horas, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e na Policlínica da Quadra 303 Norte, onde será aberto o Dia "D" de Prevenção contra o Câncer, em mulheres, às 8 horas, com vários serviços da Saúde da Mulher.

De acordo com Ariana Victor Lopes, diretora de Atenção à Saúde, nesta quarta-feira, serão priorizados atendimentos para mulheres entre 25 a 59 anos, para exames do câncer de colo uterino e para mulheres acima de 50 anos, para realização de consultas e exames de câncer de mama.

“Vamos disponibilizar ainda, outros exames complementares como ultrassom e colposcopia, além de consultas especializadas de ginecologia e mastologia, na Policlínica da Quadra 303 Norte”, completa Adriana.

Diagnóstico precoce

Segundo Alessandro Pantoja, Gerente do Programa de Saúde da Família (PSF), em Palmas, existem 65.417 mulheres nestas duas faixas etárias.

"É muito importante que as mulheres procurem a sua unidade de referência ou a Policlínica 303 Norte, para exames, a fim de diagnosticar a possível presença de câncer, em estágio inicial da doença, para que ela possa ser tratada, pois o prognóstico para esses casos é a reabilitação orgância em 100%, ou seja, a cura", esclarece Alessandro.

Participam do mutirão, enfermeiros e médicos residentes em Ginecologia e em Residência Multiprofissional no PSF, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). (Ascom Semus)