Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O promotor de Justiça de Gurupi, Marcelo Lima Nunes, instaurou, no último dia 4, Inquérito Civil Público com objetivo de apurar a deficiência do atendimento, acompanhamento e tratamento de dependentes químicos na cidade. De acordo com a portaria publicada pelo promotor de Justiça, a medida é necessária devido à ausência de CAPs AD - Centro de Atendimento Psicossocial para dependentes de Álcool e Drogas - vez que a unidade se torna indispensável diante do grave quadro social decorrente do consumo de drogas álcool e drogas.

No inquérito, o promotor de Justiça lembra que existe uma portaria editada pelo Ministério da Saúde instituindo Caps AD II em municípios com população superior a 70 mil habitantes, sendo que Gurupi se enquadra no perfil, pois de acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui cerca de 77 mil habitantes.

O Ministério Público Estadual (MPE) também quer saber quais políticas públicas estão sendo adotadas pelo poder público e se existem convênios com clínicas especializadas para o caso de internação. Diante do exposto, foram expedidos oficios com requisição de informações estipulando prazo de 15 dias às Secretarias de Saúde do Estado e do Município e ao Conselho Municipal de Saúde. (Ascom MPE)