Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

A Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) realiza o projeto ecológico “Natal de luz - preservação e arte em Taquaruçu”, que objetiva transformar o distrito de Taquaruçu em um grande Parque Temático de Natal, com luzes e enfeites natalinos, utilizando como principal matéria-prima, garrafas plásticas pet recicladas.

Para isto, realiza várias ações culturais que visam arrecadar garrafas pet, como é o caso do Projeto “A Escola vai ao Cinema”, que além de promover o acesso de alunos das redes de ensino de Palmas ao cinema, o ingresso tem o preço popular de R$ 2,50 mais uma garrafa.

Outra ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social conta com a colaboração de quase 200 idosos de 4 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que colaboram com a confecção de colchas, cortinas, tapetes, e almofadas, que ornamentarão a Casa do Papai Noel.

Segundo a presidente da FCP, Kátia Maia, a iniciativa do Natal de Luz – Cultura e Arte em Taquaruçu em reciclar um lixo nocivo ao meio ambiente (garrafas PET) que levam mais de cem anos para se decompor na natureza, ganham ainda mais relevância, considerando-se que o material pode ser reciclado mesmo depois de transformado em decoração.

“A realização deste projeto, no qual concepção artística e execução está a cargo da artista plástica Sandra Oliveira resultará em uma graciosa decoração e será resultado de um trabalho de consciência ecológica, em que todos estarão voltados para o bem comum, neste caso, uma cidade muito mais bonita, preservada e enfeitada para o Natal” ressaltou Kátia Maia.

O projeto pretende, além de mostrar para a comunidade a importância sobre reciclagem e preservação do meio ambiente, recolher mais de 20 mil garrafas PET para a produção de adornos natalinos, transformando o plástico em castiçais, guirlandas, árvores de natal, flores e luminária, com utilização de a mão-de-obra local, com o envolvimento de projetos sociais na confecção dos enfeites natalinos.

Casa do Papai Noel

O museu Casa Vítor, localizado no distrito de Taquaruçu será todo ornamentado com luzes e peças feitas artesanalmente para abrigar a Casa do Papai Noel, de forma que manterá o acervo do museu em equilíbrio com a decoração rústica regional para receber crianças e adultos em clima de natal.

Preservação e conscientização

A realização do projeto em Taquaruçu agrega cultura, preservação do meio ambiente, inclusão social e fomento ao turismo, alinhando-se com as ações governamentais previstas pelo governo municipal de Palmas.

Para Katia Maia, o projeto tem uma importância muito grande, pois ajudará a desenvolver duas áreas da sua economia: a da cultura e a do turismo ecológico. No primeiro caso, o projeto será benéfico na medida em que irá promover o trabalho dos artistas e artesãos locais, bem como projetos sociais existentes na localidade.

No caso do Turismo Ecológico, será ainda mais importante, pois pretende retirar milhares de garrafas PET do meio ambiente, transformando-as em adornos natalinos belíssimos, que irão atrair milhares de pessoas para contemplá-los, contribuindo, assim, para dinamizar o turismo sustentável e que trará consigo uma série de benefícios.

“Entre eles, podemos citar a geração de empregos temporários e a dinamização do comércio do distrito, principalmente nos setores hoteleiro, alimentício e do artesanato e de diversos outros ganhos que o turismo agregado à cultura propicia à população” destacou a presidente da FCP.

Taquaruçu

Localizado a 32 km de Palmas, posicionado em uma região serrana, o local é conhecido por ser um dos pólos ecoturísticos do Tocantins, contando com mais de 80 cachoeiras catalogadas, trilhas ecológicas, um clima ameno, excelente gastronomia, cultura e artesanato riquíssimos.

Nesse Distrito, a Fundação Cultural de Palmas tem, em funcionamento, a Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, onde são realizadas, permanentemente, atividades culturais, cursos e oficinas artísticas, entre outras. É dada a prioridade à mão-de-obra local para a realização das atividades culturais ali desenvolvidas. (Ascom Fundação Cultural)