Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A participação da sociedade será debatida durante o curso “Gestão de Ouvidorias Públicas”, promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins, nos dias 22 e 23 de novembro, na sede do TCE. A capacitação, destinada nessa primeira etapa, aos servidores públicos estaduais, será ministrada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e ouvidor geral do município de Salvador (BA), Humberto Rodrigues Viana Junior.

“A intenção do TCE é exatamente sensibilizar os gestores sobre a importância que a Ouvidoria tem na promoção do controle social”, destaca a ouvidora da Corte de Contas tocantinense, Juliana Arraes. “Hoje, a ouvidoria é uma ferramenta eficaz no combate à corrupção. Por essa razão, quanto mais estiver presente nas instituições, mais as demandas da sociedade serão atendidas”, completa.

Programação

O curso, que compõe parte da programação do TCE/TO alusiva ao Dia Nacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, destacada temas como: Conceito e Fundamento de Ouvidoria, Etapas do Processo de Implantação, O Perfil do Ouvidor, A Ouvidoria como Mecanismo de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Novas Políticas Públicas, Planejamento Estratégico: Planejar para Vencer e Convencer, A Estruturação de uma Equipe de Ouvidoria, Em Busca do Diferencial e Os Desafios e Ações das Ouvidorias.

Currículo do instrutor

Humberto Rodrigues é vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman – ABO gestão 2009-2011. Mestre em Administração Estratégica, especialista em marketing e responsável pela Ouvidoria Geral do Município de Salvador. (Ascom TCE)