Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista concedida na tarde desta terça-feira, 22, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, comentou sobre as movimentações petistas já visando as eleições municipais do ano que vem. Na ocasião, o presidente, que está visitando todos os Estados, frisou a necessidade de unidade neste momento pré eleitoral para fortalecimento da legenda na campanha do ano que vem.

Além do presidente nacional da legenda, estiveram presentes no local da coletiva, o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, o prefeito de Palmas, Raul Filho e o prefeito de Fátima, Luiz Sardinha Mourão. Antes do início da coletiva o presidente nacional da legenda, em companhia do prefeito de Palmas e de Donizeti Nogueira, visitou a Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, localizada no setor Santa Fé II.

A visita de Falcão ao Tocantins faz parte do circuito de viagens que o presidente do PT tem feito em todos os Estados, visando as eleições municipais de 2012. No Estado, Rui Falcão ainda pretende ouvir e repassar informações sobre a política local do partido.

Metas

De acordo com o presidente nacional da legenda, a meta para as eleições do ano que vem é manter o trabalho nas cidades onde o PT já tem prefeituras e conquistar mais municípios para implantar as políticas públicas do partido. E a meta é audaciosa, como informou o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira. A intenção é dobrar o número de prefeituras que estão sob a tutela petista. “Das 12 que temos hoje, pretendemos fazer pelo menos 25”, disse.

De acordo com Donizeti, na primeira prévia de pré-candidaturas, o PT lançou 70 nomes para disputar vagas nas eleições do ano que vem. Destes, segundo ele, cerca de 45 deverão participar do pleito municipal, fazendo o número de prefeituras que o PT espera. “É uma meta audaciosa, mas o momento é esse mesmo”, completou.

Para atingir esta meta, Rui Falcão frisou que o PT do Tocantins poderá contar com pontos estratégicos fortes da política petista nacional. Entre elas, as cabeças de vídeo gravadas pela direção nacional, além do prestígio popular do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Possíveis nomes para Palmas

Um ponto da entrevista deixou os dirigentes petistas em cima do muro. Quando questionados sobre possíveis nomes para compor uma chapa majoritária na capital, os entrevistados fizeram questão de deixar claro que o PT ainda está aberto a conversas e que não descarta abrir mão da candidatura para apoiar um partido aliado.

Neste sentido, Rui Falcão destacou alguns nomes que poderão compor esse cenário. “Tem a vice-prefeita (Edna Agnolin, do PDT), o presidente do diretório municipal (vereador Ivory de Lira, do PT), o deputado José Roberto”, enumerou. Além deles, o presidente regional frisou, ainda o nome do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero (PSB).