Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma equipe do Projeto Rondon visitou Colinas do Tocantins, nesta terça-feira, para conhecer a cidade e verificar se poderia ser um dos municípios que deverão receber as atividades do projeto em julho de 2012. O gerente de Operações do Exército, Coronel Jesuíno José de Brito Neto, Major Tibério Sérgio Holanda Lira e o Sargento Rubens Batista de Freitas foram recepcionados pelo secretário de Juventude do Município, Ennio dos Santos Silva e a Assessora de Comunicação, Ana Maria Negreiros.

Durante a conversa, a Assessora de Comunicação e o secretário de Juventude explanaram sobre a infraestrutura da cidade, os dados socioeconômicos e também sobre a candidatura do Município em receber equipes do Projeto Rondon, ressaltando a importância do projeto para a cidade e o envolvimento da população nas atividades.

Após as explanações, o coronel Brito Neto informou que Colinas é um dos municípios candidatos a receber as equipes do projeto. Disse ainda que no mês de março, a cidade se for escolhida, receberá dois professores coordenadores para, juntamente com a equipe da prefeitura, definir um programa de trabalho. Em julho, o município recebe duas equipes de rondonistas para desenvolver as atividades do projeto.

A equipe do coronel Brito Neto está visitando 27 cidades do Tocantins, sendo que 17 ou 18 serão escolhidas para receber as equipes de rondonistas.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon tem por objetivo: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. (Ascom Prefeitura de Colinas)