Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Severiano Costandrade (D), reeleito para presidência do IRB no próximo biênio, e conselheiro Antônio Joaquim, presidente do TCE/MT

Severiano Costandrade (D), reeleito para presidência do IRB no próximo biênio, e conselheiro Antônio Joaquim, presidente do TCE/MT Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Severiano Costandrade (D), reeleito para presidência do IRB no próximo biênio, e conselheiro Antônio Joaquim, presidente do TCE/MT Severiano Costandrade (D), reeleito para presidência do IRB no próximo biênio, e conselheiro Antônio Joaquim, presidente do TCE/MT

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, foi reeleito para presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), biênio 2012/13, na manhã desta quarta-feira, 23. A eleição foi realizada, em Assembleia Geral, durante encerramento do XXVI Congresso dos Tribunais de Contas, em Belém (PA).

Na ocasião, também foi eleito o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), o conselheiro Antônio Joaquim (TCE/MT). Na Assembleia Geral, foram aprovadas as contas do exercício de 2010 das duas instituições.

O presidente reeleito, Severiano Costandrade, ao comentar sua recondução à frente do IRB, que tem por vocação ser o grande fomentador de atividades ligadas aos estudos e às pesquisas nas Cortes de Contas do país, disse que priorizará a continuidade das ações de integração e modernização, intensificadas nos últimos anos. “Não podemos parar. Agora que estamos em efetivo aclive, temos que trabalhar ainda mais”, afirmou Severiano.

IRB

O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates, envolvendo os Tribunais de Contas brasileiros. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos TCs.

Perfil

O Conselheiro presidente Severiano José Costandrade de Aguiar é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e tem pós-graduação em Administração da Educação, pela UNB, Direito Processual Civil, pela Universidade Tiradentes, e Estudos de Política e Estratégia, pela ADESG/UFT. Foi defensor público, procurador do Estado, presidente do Instituto Pró-Divino e secretário de Estado da Ação Social do Tocantins. Tomou posse no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em 2002. Presidiu a Corte tocantinense no biênio 2009/2010, sendo reeleito para os anos de 2011/2012. Atualmente é presidente do Instituto Rui Barbosa, reeleito para o próximo biênio. (Ascom TCE)