Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Desde o dia 22 artesãos de cinco cidades do Tocantins representam o artesanato tocantinense em Belo Horizonte – MG, na 22ª edição da Feira Nacional de Artesanato que se encerra no dia 27. A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, viabilizaram a ida de associações dos municípios de Dianópolis, Mateiros, Palmas, São Félix e Recursolândia com o intuito de mostrar as qualidades do artesanato do Estado a todo Brasil aumentando a visibilidade de seus trabalhos.

Segundo o Diretor de Artesanato da Secult, Manoel Rocha Neto, proporcionar a participação do Tocantins num evento deste porte faz parte das ações da pasta para fortificar e divulgar o trabalho do artesão do Estado a nível nacional. “Participar da Feira Nacional do Artesanato é uma oportunidade de mostrar nosso artesanato para todo o Brasil, conseqüentemente fomentar a produção e a comercialização destes produtos”, explica.

As expectativas para este ano é que os negócios da Feira se mantenham em torno de R$ 76 milhões, mesmo montante registrado no ano anterior. Segundo a realizadora da Feira e presidente do Instituto Centro Cape – Icape,Tânia Machado, o evento chega a sua 22ª edição se mantendo como o local onde é possível realizar compras e conhecer a cultura de diversas regiões em um único ambiente. No ano anterior passaram pelos corredores da feira cerca de 180 mil pessoas durante os seis dias de realização.

A 22ª Feira Nacional de Artesanato ocupa uma área de 23 mil metros quadrados, com 1,1 mil estandes e cerca de oito mil expositores distribuídos entre o grande pavilhão dos stands “Expominas”, “Meu Primeiro Evento”, “Espaços Especial e Ouro” além das oficinas. A feira é composta por artesãos de todos os estados brasileiros e representantes de nove países que irão expor e comercializar cerca de 50 mil itens artesanais. Apenas para a realização do evento são gerados cerca de dois mil empregos diretos e algo em torno de 20 mil indiretos no mês que antecede a feira e em novembro. (Ascom Secult)