Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Parte da delegação tocantinense que disputará nas Olimpíadas Escolares embarca nesta quinta-feira, 1º de novembro, para Curitiba, no Paraná. São 60 integrantes, entre atletas vencedores do XXI Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), técnicos, oficiais, dirigentes e jornalistas. Nesta primeira viagem seguem os alunos que disputam nas modalidades individuais na categoria 15 a 17 anos. Elem competirão no atletismo, xadrez, tênis de mesa, ciclismo, judô, natação, ginástica rítmica e taekwondo, entre os dias 02 e 06 de novembro.

Como a equipe é grande o embarque foi dividido em três vôos. O primeiro deles está previsto para às 13h30, o segundo para às 14h50 e o terceiro às 5 horas da manhã, do dia 02 de dezembro.

Trinta e cinco escolas estão representadas nos modalidades individuais, dentre elas, vinte e uma escolas estaduais, sete do município de Palmas, cinco particulares e duas federais. A estudante Ana Carolina Cordeiro Aires da Silva, de quinze anos, campeã tocantinense de judô está confiante. “Eu espero chegar lá e fazer o meu máximo para trazer uma medalha”, disse. “O orgulho está lá em cima. Ela gosta muito de judô e a família toda está muito feliz e apoiando muito. Ela está bem assistida, vai viajar junto com professores, coordenadores, com conforto. Então a gente fica bem tranqüilo”, conta o pai de Ana Carolina, o funcionário público Hugo Borges Araújo.

“Temos que agradecer a participação dos pais, que incentivaram e permitiram que os filhos pudessem participar dos Jets e conquistar a vaga para as Olimpíadas Escolares. Temos que agradecer também à escola, aos professores. Hoje essa conquista é fruto do trabalho de todos em conjunto. Agora nossa torcida é de que essa delegação seja tranquila, que a gente conquiste vitórias e experiências que enriquecerão a história desses alunos atletas. A maior medalha é cada um dar o melhor de si”, explicou a chefe da delegação do Tocantins nas Olimpíadas Escolares, Marília Mascarenhas.

Coletivas

Na segunda semana, no dia 06 de dezembro, será a vez do embarque dos alunos das modalidades coletivas, com a participação das equipes nas disputas de futsal, voleibol, handebol e basquete. A segunda parte da delegação segue com 95 pessoas, todas no mesmo vôo que parte às 5 horas da manhã. Nessa categoria as competições encerram no dia 11 de dezembro. São quatro equipes de Palmas, duas de Gurupi, uma de Cristalândia e uma de Araguaina.

No total, a delegação tocantinense nas Olimpíadas Escolares tem 155 integrantes. (Ascom Seduc)