Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Segue em cartaz no CineSesc Palmas, até quinta-feira (8), filmes e documentários sobre a música como “O Segredo de Beethoven”,”Cinesamba 1”, “Hermeto Campeão” e “Tom Zé, ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?”.

Esta semana o Sesc apresenta uma programação especial voltada para a música. Durante a 2ª Mostra Sesc de Música, além de oficinas e apresentações musicais, o CineSesc apresenta até o dia 8, vários curtas-metragens e filmes voltados para o tema, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

O público poderá conferir nesta terça-feira, 6, o drama “O Segredo de Beethoven”, que conta a história de Anna Holtz (Diane Kruger), uma jovem de 23 anos, que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical.

Na quarta-feira, 7, serão exibidos quatro documentários, entre eles “A música Armorial”, premiado como Melhor Vídeo Arte no Cine PE 2005 e Melhor Documentário no Festival de Teresina 2004. O vídeo refaz a trajetória da música ligada ao Movimento Armorial através de depoimentos dos artistas que propuseram uma música erudita baseada no popular e discute a polêmica entre Armorial e Manguebeat.

Também será exibido uma coletânea de três curtas, intitulado “Cinesamba 1”, que narra como o samba e cinema brasileiro combinam. Os curtas: “Com que roupa?”, de Ricardo van Steen, “Operação morengueira”, de Chico Serra e “Polêmica”, de André Luiz Sampaio, retratam personagens reais da história do samba, de forma ficcional, com uma ideia central: câmera na mão e samba no pé.

O último dia destinado à música no CineSesc, apresentará um documentário sobre um dos maiores músicos brasileiro, Hermeto Pascoal. Em “Hermeto Campeão”, o público confere a maneira de compor e os pontos de vista de Hermeto Pascoal sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Hermeto Pascoal toca com os sapos e compõe com as abelhas. Os componentes do conjunto fazem um pequeno depoimento sobre o que é trabalhar com Hermeto Pascoal.

“Tom Zé, ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?”, que também será exibido na quinta-feira, 8, se passa em São Paulo, na virada do século, em documento bastante rigoroso da jovem diretora Carla Gallo, o baiano Tom Zé expõe suas ideias, obsessões, fraquezas e grandezas.

Confira a programação do CineSesc

Data: 06/12
Filme: “O Segredo de Beethoven”
Horário: 19h30
Direção: Agnieszka Holland
Duração: 104 min
Gênero: Drama

Data: 07/12
Documentário: “A música Armorial”
Horário: 19h30
Duração: 21 min
Gênero: Documentário
Documentário: “Cinesamba 1”
“Com que roupa?”, de Ricardo van Steen
RJ, 1996, Ficção, PB, 18 min.
“Operação morengueira”, de Chico Serra
RJ, 2005, Ficção, Colorido, 16 min.
“Polêmica”, de André Luiz Sampaio
RJ, 1999, Ficção, Colorido, 21 min.

Data: 08/12
Documentário: “Hermeto campeão”
Horário: 19h30
Duração: 35 min
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Direção, Roteiro e Fotografia: Thomaz Farkas

Documentário: “Tom Zé, ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?”
Classificação: Livre
Gênero: Documentário
Duração: 48 min
Direção: Carla Gallo

Informações:
Wertem Nunes - Promotor Cultural em Cinema
Palmas (063) 3212-9915 / 8413-7341

(Ascom Fecomércio/Sesc/Senac)