Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante toda a manhã de ontem, dia 6, a comitiva tocantinense de prefeitos, dirigentes de ensino e políticos estiveram em visita a Cajuru. A cidade possui aproximadamente 24 mil habitantes e está localizada no noroeste do estado de São Paulo. A equipe foi conhecer os novos métodos e as novas práticas de ensino que vêm sendo implantadas nas escolas André Ruggeri e Professora Elias Draibe. Esta última (foto) foi a melhor avaliada no país este ano pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (Idebe), obtendo nota 9, numa escala de 0 a 10.

O município teve cinco escolas municipais avaliadas entre as dez melhores do país. Segundo a diretora do Elias Draibe, a pedagoga Rita de Cássia, pessoas de todo o Brasil e até do exterior têm visitado a escola para conhecer o sucesso dos métodos pedagógicos implantados. Ela atribui parte das conquistas ao NAME (Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino). “Sem ele não teríamos fomentado a autaestima do alunado e da equipe formada por professores, coordenadores, tutores e auxiliares”, enfatiza.

Segundo Rita de Cássia, “a sensação não é ainda de dever cumprido, mas de estar trilhando o caminho certo. A minha preocupação é que o aluno saia sabendo o que deve ler e o que ler. Não foi fácil chegar aonde chegamos, houve resistência no princípio ao novo modelo, mas conseguimos superar as barreiras com uma política educacional séria e transparente”, ressalta.

A secretária da Educação de Cajuru, a primeira-dama e pedagoga Isabel Cristina Ruggere, afirmou que abdicou de assumir uma pasta social no município para investir em projetos inovadores na área da educação. “Acredito que o investimento sério e comprometido na área educacional é também investimentos no social, pois emancipa vidas para viver uma cidadania digna e a cidade como um todo avança”, destaca.

Falando aos presentes, o diretor-geral do NAME, Guilhermino Figueira, salientou que o projeto oferece material didático de qualidade para todos os alunos; portal com aplicações e conteúdo à disposição de professores e do aluno; formação continuada dos professores; soluções e sugestões de projetos pedagógicos em sala de aula; processo de avaliação tanto presencial quanto a distância; oficinas pedagógicas presenciais; acompanhamento sem sala de aula; material exclusivo para professores, além de parcerias em materiais de suporte para avaliações governamentais.

O grupo é composto pelos prefeitos Eurípedes de Melo (PR), Clayton Paulo (PTB), e José Rubens Cabral (PR), o Zequinha, respectivamente, das cidades de Riachinho, Nazaré e Aguiarnópolis. Integram ainda a comitiva o presidente da Câmara Municipal de Formoso, Ivan Carvalho (PTB), representando o prefeito Pedro Rezende (PTB), Jordana Jácome, em nome da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, Amilton da Caixa, vice-prefeito de Araguaína, Paulo Cardoso, pela Secretaria da Educação de Xambioá, JCC Consultoria e Goianyr Barbosa, que representa o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito Manoel Silvino (PR).