Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Neste próximo dia 9 a Associação Terreiro de Umbanda Mãe Iemanjá de Porto Nacional, fará um grande encontro com os demais terreiros da cidade e região para festejar os orixás: Iemanjá, Iansã e mamãe Oxum. O encontro acontecerá a partir das 19h30 horas do dia no Terreiro Mãe Iemanjá, localizado no setor Nacional, à rua 04, lote 19 Quadra 26, bem nas proximidade do setor Vila Operária.

As religiões de matrizes africanas, nestes últimos anos vêm buscando visibilidade para sua ações religiosas no intuito de acabar com as discriminações que lhes foram rotulados, chegando a sofrerem casos de intolerância por outros seguimentos religiosos das cidades onde estão inseridos.

Com a parceria do GRUCONTO – Grupo de Consciência Negra do Tocantins, os terreiros, principalmente das regiões central e sudeste do Tocantins, estão se legalizando adquirindo seus CPJ para participarem das políticas públicas hoje implementadas pelo governo brasileiro. Em Porto Nacional, já são dois terreiros de Umbanda organizados em Associação, já se inserindo nestas políticas.(Da assessoria)