Por um País livre da pobreza e da discriminação - promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, este é o tema da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que acontece em Brasília de 15 a 18 de dezembro. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a conferência será presidida pela ministra Maria do Rosário, que fará a abertura do evento.
A Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos do Estado do Tocantins participará do evento através da diretora de Proteção dos Direitos das Etnias e Minorias, Nelzirée Venâncio da Fonsêca.
A comitiva tocantinense que participará da Conferência é composta por 16 delegados eleitos na II Conferência Estadual, realizada pela Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, que contou com a participação efetiva de militantes de 10 municípios tocantinenses.
O evento tem como finalidade avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT no Brasil. Além disso, avaliará a implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos dos LGBT e recomendará estratégias e criação de propostas com diretrizes para a implementação de políticas públicas de erradicação da pobreza e combate à discriminação.
A etapa nacional contará com a participação de aproximadamente mil pessoas, sendo 609 delegados.
Confira a programação no site: http://portal.mj.gov.br/sedh/2cnlgbt