Uma comitiva formada por alunos, professores, monitores e algumas mães de educandos da Apae - Associação dos Pais e Excepcionais de Monte do Carmo esteve na manhã desta quinta-feira, 15, para uma visita à sede do Governo do Estado e outros monumentos da Praça dos Girassóis.
Após visita às dependências do
Palácio Araguaia, quando tiveram acesso aos painéis, afrescos, maquete e demais
símbolos representando a história da emancipação do Tocantins, a equipe
aproveitou a oportunidade para conhecer o Memorial Coluna Prestes, dentre
outros locais atrativos na praça.
Durante a visita ao Palácio, a coordenadora da Apae de Monte do Carmo, Milene
Coelho Soares, explicou que a escolha, por parte dos internos, para o passeio
de final de ano à Capital foi praticamente unânime, já que a maioria não
conhecia Palmas e gostaria de ter esta oportunidade.
Weslei Rodrigues Lacerda, 24 anos, aluno do 2º ano, que desenvolve, entre outras atividades, pintura em tecido, e ano passado foi campeão com a equipe de futsal, mostrou-se bastante contente em conhecer um pouco da história de Palmas e do Estado.
Célia de Sousa Barros, acompanhante do irmão José Raimundo, de 28 anos, que enfrenta problemas de reumatismo, classificou a vinda à Capital como um momento de lazer e chance dos educandos ganharem conhecimento.
Eva Carvalho dos Santos externou sua alegria com o passeio como “gratificante e uma maneira de se divertir”, ela que é mãe de Cristovão, 18 anos, cadeirante, e Ana Paula, 19, com índice de deficiência mental.
Conforme a coordenadora Milene Coelho, a luta na Apae de sua cidade tem sido para escolarizar a entidade, pois a mesma não dispõe de uma sede própria. “Todavia, a situação está encaminhada. Uma emenda parlamentar visa a construção da obra. O outro passo é estabelecer um convênio com a Secretaria de Educação”. Ao todo, a Apae de Monte do Carmo conta com 60 alunos internos. (Secom)