As férias escolares já começaram, mas logo no início de janeiro, pais e responsáveis que desejam a transferência de alunos ou a matrícula de novatos, devem se lembrar de um compromisso importante. Agora a solicitação de vagas nas unidades estaduais de ensino do Tocantins será feita através de cadastramento de alunos pelo telefone 0800-635050, entre os dias 7 e 14 de janeiro. Mas vale lembrar que apenas os alunos novatos ou os que querem mudar de escola precisam entrar em contato pelo telefone; para os demais, a rematrícula já está sendo feita e é automática.
No momento da solicitação, o estudante será avisado sobre os turnos e modalidades de ensino disponíveis nas unidades escolares de sua preferência, e poderá sugerir três escolas de sua escolha. O sistema irá alocá-lo em uma das unidades. A confirmação da matrícula poderá ser consultada também pelo telefone e a efetivação deverá acontecer na unidade escolar onde o aluno foi alocado pelo sistema, por um dos pais ou responsável, caso o estudante seja menor de idade.
A prioridade das vagas remanescentes nas escolas é de candidatos que já tenham um irmão que estude na unidade de ensino ou que sejam portadores de necessidade especial. Os restantes dos alunos serão escolhidos através de sorteio, que será realizado pelo sistema informatizado.
O novo sistema vai otimizar os espaços nas escolas, trará mais transparência, permitirá o fim de problema como a duplicidade de matrículas, a superlotação de salas de aulas e a falta de vagas de alguns locais.
Confira as datas:
• 07 a 14 de janeiro: solicitação de matrícula para os alunos novatos e transferência por interesse próprio;
• 15 de janeiro: sorteio por meio do sistema;
• 16 a 20 de janeiro: confirmação da vaga;
• 21 de janeiro: sorteio por meio do sistema para disponibilização de vagas para alunos que por algum motivo não efetivaram a matrícula;
• 23 a 25 de janeiro: confirmação de vaga e de matrícula da unidade escolar.