Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins, em parceria com o Consórciostreito Energia – Ceste, ministram curso a 15 agricultores familiares, interferidos por barragens, sobre associativismo e cooperativismo. O treinamento acontece no município de Barra do Ouro, na Região Norte do Estado, na Fazenda Aprazível.

De acordo com a coordenadora de Capacitação do Ruraltins, Iranilde Gonçalves, que participa do treinamento como monitora e avaliadora, o objetivo é mostrar a importância do trabalho organizado e em grupo, como forma de melhorar a renda e promover o desenvolvimento local. ”Queremos que os agricultores, cada vez mais, alcancem qualidade e excelência na atividade escolhida para trabalharem e entendam que por meio da organização social podem fazer a diferença no processo de crescimento e desenvolvimento da comunidade rural”, destaca

O curso que vai até, quinta-feira, 22, atende a uma reivindicação dos próprios agricultores que tem como meta trabalhar nas lavouras de arroz, milho, feijão, mandioca e criação de pequenos animais.

Paralelo ao curso de Associativismo e Cooperativismo, agricultoras jovens e adultas,também estão sendo capacitadas em Curso de Trabalhos Manuais em Crochê com Barbante. A ideia é proporcionar alternativa de renda e ocupação da mão de obra familiar, com o objetivo de formar grupos de interesse. As peças confeccionadas durante o treinamento serão comercializadas no comércio local e o dinheiro revertido em prol da atividade.

O Ruraltins ao longo de 2011 ofereceu mais de 30 cursos em diversas áreas sendo que mais de 1600 mulheres e jovens foram inclusos no processo produtivo e de geração de renda. (Ascom Ruraltins)