Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nunes ficou interino durante 1 ano

Nunes ficou interino durante 1 ano Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara Nunes ficou interino durante 1 ano Nunes ficou interino durante 1 ano

O Diário Oficial do Estado do Tocantins deste domingo, 1º de janeiro traz em sua página 6 a nomeação do até então secretário estadual de Gestão Hospitalar, Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi), para ser o novo titular da Secretaria Estadual da Saúde. Com isto, deixa o cargo o até então secretário estadual interino da pasta, Arnaldo Alves Nunes.

Ainda no mês de agosto de 2011 o Conexão Tocantins informou, por meio de nota na coluna Bastidores, a possibilidade de Nunes deixar o cargo. Naquela oportunidade informações davam conta ao Conexão Tocantins que o interino teria escrito carta ao governador Siqueira Campos entregando o cargo, fato que não foi confirmado pela assessoria de comunicação da pasta. Desde então Nunes mantinha certo afastamento dos holofotes da imprensa evitando qualquer pronunciamento sobre o caso.

Já no início do mês de dezembro, Nunes, perto de completar um ano de interinidade, aceitou falar com o Conexão Tocantins, quando, então, comentou sobre a divisão de poderes com Sebastião Silveira, que havia sido nomeado em meados do ano passado para ocupar a Secretaria Executiva Estadual da Saúde. Na oportunidade Nunes fez um balanço das ações da pasta da Saúde e disse sentir-se bem como interino da pasta.

No Diário Oficial deste domingo consta, entre os atos do governador, a decisão de “Exonerar a pedido, com elogios pelos relevantes serviços prestados ao Estado”, o até então interino, Nunes.

O secretário executivo da Saúde, Sebastião Silveira, também deixou seu cargo. Em seu lugar assume a partir deste 1º de janeiro, o médico José Gastão Almada Neder.

Raimundo Nonato Pires dos Santos

Tem 64 anos e é natural de Miracema. Médico, morador de Palmas há 21 anos já foi deputado estadual por dois mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e também presidente da Assembleia Estadual Constituinte. Ocupou os cargos de secretário da Agricultura, vice-presidente do Fórum da Agricultura do Brasil, presidente do Fórum de Secretários da Região Norte, vice-governador e governador do Estado do Tocantins.

José Gastão Almada Neder

Com 59 anos de idade e 35 de experiência profissional, é formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Valença, Rio de Janeiro (RJ). Pós-Graduado em Ciências Políticas, pela Adesg-TO e Universidade Federal do Tocantins. MBA em auditoria nos sistemas de saúde pelo IBPEX. Ocupou cargos em instituições nacionais como o de coordenador de Auditoria Médica da Unimed – Confederação Norte Oeste. Foi Secretário Municipal de Saúde da capital, vice-presidente da Associação Médica do Tocantins, Presidente do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins), Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Palmas, Suplente do vice-presidente da região norte-CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde) e vice-presidente da região norte no CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde).