Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os novos membros do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Colinas do Tocantins (IPASMU – CO) foram empossados durante uma solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 02, que teve a presença do prefeito, José Santana Neto. Logo após a solenidade de posse, foi eleita a nova Diretoria Executiva do instituto, biênio 2012/2013.

A nova Diretoria Executiva do Ipasmu é composta pela diretora presidente, Marly Isolina Gonçalves Berlanda; vice-presidente Leila Ribeiro da Silva Monteiro; diretor financeiro, Leandro José de Oliveira; vice-diretor financeiro, Antônio Eufrásio Sobrinho; diretor secretário, Genis dos Santos Araújo; e vice-diretor secretário, Sônia Maria Rodrigues.

O Conselho Deliberativo agora tem como presidente Marcely Rodrigues de Amorim; vice-presidente, Divina Herly de Carvalho Santos; secretária Deusilene Miranda de Farias; e segunda secretária, Isaura de Souza Araújo Muller. Como presidente do Conselho Fiscal, Osilene da Silva Cavalcante; secretário Carlito Bispo Souto; e membro, Renovato Araújo Neto.

Durante o evento, o prefeito José Santana Neto, destacou os avanços do instituto nos últimos dois anos. De acordo com Santana, a diretoria anterior conseguiu fazer a renovação e a verificação da legislação do instituto, preparando uma proposta de modernização que deve será apresentada na Câmara Municipal neste primeiro semestre. “E conseguiram fazer o patrimônio financeiro do instituto, fo rtalecer o fundo municipal de previdência”, ressaltou.

Santana também comentou sobre a situação financeira do instituto para os próximos anos. “O desejo nosso é que até o ano de 2022, que parece distante mas não está, a gente consiga fazer com que o instituto de previdência seja superavitário, assim como outros fundos no Brasil inteiro; porque nós estamos fazendo uma política séria de previdência no município”, afirmou. “O município não tem nenhum passivo, nenhuma dívida com o instituto de previdência, conseguimos regularizar tudo quando a gente entrou. Uma dívida muito antiga que tinha e nós conseguimos regularizar e estamos perfeitamente normal há mais de dois anos”, completou o prefeito.

Ainda segundo Santana, foram feitas mudanças necessárias no Ipasmu, para que o instituto de previdência continuasse com a sua função. “Nós fizemos as mudanças que eram necessárias, imprimimos uma nova metodologia, mas isto penalizou e muito o município, nós fazemos a contribuição mensal de 14% da folha de pagamento como obrigação do Município para com o sistema de previdência. Nesse ano subiu p ara mais de 17%, que nós verificamos que não era suficiente para garantir a aposentadoria dos servidores”, explicou. “Quando for no ano de 2022, o Município vai estar pagando 23% da folha de pagamento”, completou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Ipasmu, Marcely Rodrigues de Amorim, destacou a responsabilidade dos novos membros empossados no instituto. “Nós tomamos posse com tranquilidade, com consciência, sabendo o que vamos fazer”, disse.

Diretoria Executiva IPASMU

Diretora presidente - Marly Isolina Gonçalves Berlanda

Vice-presidente - Leila Ribeiro da Silva Monteiro

Diretor financeiro - Leandro José de Oliveira

Vice-diretor financeiro - Antônio Eufrásio Sobrinho

Diretor secretário - Genis dos Santos Araújo

Vice-diretor secretário - Sônia Maria Rodrigues

Conselho Deliberativo

Odilon Costa Monteiro

Marly Isolina G. Berlanda

Antônio Eufrásio Sobrinho

Leila Ribeiro da Silva Monteiro

Genis dos Santos Araújo

Isaura de Souza Araújo Muller

Zilton Cezar Vieira

Sônia Maria Rodrigues

Suplentes

Aline Almeida de Araújo

Naira Caetano da Silva

Eliene Domingas de Souza Galvão

Membros indicados pelo Poder Executivo para compor Conselho Deliberativo

1º Titular: Marcely Rodrigues de Amorim

Suplente: Elke Modesto Pereira

2º Titular: Divina Herly de Carvalho Santos

Suplente: Luciene Vitor Pereira da Silva

3º Titular: Deusilene Miranda de Farias

Suplente: Cleonice Campone Branquinho

4º Titular: Leandro José de Oliveira

Suplente: Odmilson Lopes da Silva

Conselho Fiscal

Osilene da Silva Cavalcante

Renovato Araújo Neto

Carlito Bispo Souto

Suplentes

Paulo Afonso Costa Aguiar

Sérgio Henrique Pimenta de Lima