Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado


A Prefeitura de Colinas do Tocantins recebeu na última sexta-feira, dia 17, um total de 300 unidades de etilotestes (bafômetros descartáveis educativos) para uma campanha educativa e preventiva na cidade, neste período do Carnaval. O prefeito José Santana Neto, juntamente com a vice-prefeita, Raimunda Almeida de Souza, a secretária municipal de Assistência Social, Divina Herly de Carvalho Santos, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Aline Almeida de Araújo, receberam os bafômetros descartáveis.

A coordenadora interina Detran de Colinas do Tocantins, assistente administrativa, Josilene Olímpio Araújo, fez a entrega das unidades e comentou sobre os trabalhos de prevenção e conscientização da comunidade. “Os bafômetros servem para demonstrar para as pessoas, como que a gente chega ao teste do bafômetro, que é para ver a quantidade de álcool existente no organismo da pessoa”, disse. “Esses bafômetros são descartáveis, é para prevenção e não punição, para as pessoas saberem como que é utilizado”, destacou. Josilene reforçou ainda que este bafômetro descartável é um recurso que mostra que se a pessoa beber, não pode dirigir.

A secretária municipal de Assistência Social, Divina Herly de Carvalho Santos, explicou como as unidades serão usadas pela Prefeitura neste período de folia. “O pessoal do Conselho Tutelar e do CREAS vai utilizar este material no corredor da folia, verificando se há algum adolescente que tenha ingerido álcool, se houver casos positivos, os pais serão notificados e o adolescente ou criança será encaminhado para a casa dos pais”, disse. Ainda segundo a secretária, após o Carnaval, os pais notificados terão que comparecer ao Conselho Tutelar para serem acompanhados pelos conselheiros.

O prefeito José Santana Neto destacou que a atual gestão se preocupa com a situação das crianças e adolescentes, por isso desenvolve campanhas educativas e preventivas, além de projetos, que promovam a proteção dos direitos e um desenvolvimento saudável para elas. “A família é o pilar da nossa sociedade, devemos cuidar tanto dos adultos, bem como das nossas crianças e adolescentes. Por isso, campanhas e ações como estas são sempre realizadas pelo nosso município”, afirmou.