Um acidente com um ônibus da empresa Viação Itapemirim neste sábado, 7, na região sul do Tocantins, entre Aliança do Tocantins e Gurupi, no km 641 da BR-153, a cerca de 29 km de Gurupi, deixou 22 pessoas feridas.
O veículo saiu da pista e capotou após frear e tentar desviar de veículos que passavam em baixa velocidade pela ponte sobre o Rio Dueré, segundo informações do Jornal do Tocantins. Os carros faziam a segurança no transbordo de uma carga excedente. Depois de sair da pista o ônibus capotou e desceu um barranco de 23 metros.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) repassadas ao Jornal do Tocantins, no momento do acidente o motorista estaria numa velocidade de 80 km por hora e ao se aproximar da cabeceira da ponte, onde os veículos batedores estavam parados, não conseguiu frear a tempo de parar o ônibus, jogando o veículo para fora da pista para evitar uma colisão frontal.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência e encaminharam as vítimas para o Hospital Público Regional de Gurupi (HPRG). O ônibus transportava 40 passageiros que saíram do Maranhão com destino a São Paulo.
UTI
Conforme explicações do cirurgião, Reuler de Souza, uma das passageiras, Antônia Ilza Gomes, de 23 anos, teve o fígado estourado. A cirurgia realizada foi para conter o sangramento e dentro de alguns dias ela deverá passar por uma nova cirurgia para reparar o órgão. Ela foi encaminhada para Unidade de tratamento intensivo. O estado clínico de Antônia é considerado grave.
As demais vítimas do acidente realizaram exames e foram avaliados, sendo que estão apenas com pequenas escoriações pelo corpo.
Devido a esta urgência, foram convocados médicos e enfermeiros para dar suporte no plantão de hoje do HPRG.
Vítimas
José Belém, 43 anos (motorista)
Rosa Azevedo dos Santos, 69 anos. Fraturou o braço esquerdo e deve passar por cirurgia;
Maria Monteiro de Souza, 69 anos.
Cleides Ribeiro dos Santos, 46 anos;
Francidalva Lima de Souza, 29 anos;
Deusamar de Souza Santos, 44 anos;
Egimar Teixeira da Rocha, 48 anos;
Márcia Souza Moreno;
Marizan Souza da Silva, 23 anos;
Lucilene Martins de Souza, 45 anos;
Antonio Cassimiro de Souza, 69 anos;
Lucilene Martins de Souza, 45 anos
Severo Luciano de Almeida, 72 anos
José Francisco Rocha;
Samuel de Holanda Bezerra, 5 anos
Antonio Sales Borges, 35 anos;
Gustavo Martins Silva;
Denise Martins Silva;
Douglas Moreno Gomes, 2 anos (realizou sutura no rosto)
Francisco Moreno, 38 anos;
Ana Maria de Holanda Bezerra, 40 anos.
Antonia Ilza Gomes, 23 anos (Centro cirúrgico)