Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Comissão Representativa do Congresso Nacional se reúne nesta quinta-feira, 12, às 14h30, no Plenário do Senado. Estava prevista a análise do pedido de convocação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para esclarecer denúncias de favorecimento ao seu Estado de origem, Pernambuco. Porém, Bezerra já avisou que comparecerá espontaneamente à comissão para falar sobre esse assunto.

Na semana passada, o PPS apresentou requerimento com pedido de informação sobre o possível uso político de recursos públicos do ministério destinados ao combate e à prevenção de desastres naturais. Segundo a ONG Contas Abertas, Pernambuco teria recebido 90% do valor pago em obras iniciadas em 2011 do programa Prevenção e Preparação a Desastres.

O anúncio da reunião de quinta-feira foi feito pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC). A Comissão Representativa do Congresso é composta por 17 deputados e 8 senadores. Cabe a esses integrantes representar o Legislativo durante o recesso parlamentar. O Primeiro Secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB) representará a Mesa Diretora da Câmara Federal.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), disse considerar importante a reunião da Comissão Representativa por entender que os esclarecimentos prestados até agora pelo ministro foram insuficientes. “Queremos saber por que os outros estados não tiveram recursos, e o
que foi feito para diminuir o sofrimento nas áreas em que houve tragédias. Há uma ineficiência na aplicação das verbas públicas”, afirmou Nogueira.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), admitiu que o ministério deve redirecionar a aplicação dos recursos, mas considerou não ser justo apontar o ministro como o único responsável pelos problemas causados pelas chuvas na Região Sudeste. “É uma questão que envolve os estados e os municípios. Querer responsabilizar o ministro por tudo o que acontece é reduzir a compreensão do problema”, argumentou. (Agência Câmara).