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Economia

O presidente do Concetins - Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins), Jairo Soares Mariano, comentou nesta quinta-feira, 12 de janeiro, sobre o levantamento do Procon/TO apontando a Celtins - Companhia de Energia Elétrica em 4º lugar no ranking das 50 empresas que mais tiveram reclamações registradas no balcão de atendimento no órgão, durante o ano de 2011.

“O Conceltins percebe o esforço da Celtins em aprimorar seus canais de relacionamentos com os clientes, mas essa pesquisa nos leva a afirmar que a concessionária de energia elétrica precisa aprimorar ainda mais suas ações em favor de um melhor atendimento aos consumidores tocantinenses”, avaliou Jairo Mariano.

O dirigente assegurou que em 2012, os membros do Conceltins irão continuar trabalhando em defesa dos interesses individuais e coletivos dos consumidores de energia elétrica junto a Celtins, orientando e avaliando questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, tarifas e adequação dos serviços prestados pela concessionária.

Conceltins

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) foi criado em 20 de dezembro de 1993. O órgão é formado por um representante de cada classe consumidora: residencial, comercial, industrial, rural e poder público, além de contar com um representante do Procon, num total de 12 membros (titulares e suplentes). Os conselheiros prestam um trabalho voluntário e não recebem nenhum tipo de pagamento.

Trata-se um órgão de caráter consultivo. Entre outras atribuições, destacam-se também a cooperação com a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica na fiscalização dos serviços prestados, acompanhamento da evolução da legislação e da regulamentação do setor e demais ações da classe consumidora.

Desde sua criação o Conceltins atuou reivindicando melhorias nas condições de atendimento dos postos da Celtins; instalação de novos postos em vários municípios, facilitando o acesso dos consumidores a diversos serviços; ampliação de redes de energia elétrica; e realização de orientações, análises e avaliações das questões ligadas ao fornecimento, as tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final.

Qualquer consumidor pode fazer contato com órgão para fazer reclamações sobre serviços oferecidos pela Celtins ou outro assunto ligado ao fornecimento de energia elétrica em território tocantinense. A sede do Conceltins está localizada no endereço: 104 Norte - Av. LO 04 - Conj. 04 - Lt 12A Centro - Palmas – TO, CEP: 77006-032. O telefone/fax de contato é (63) 3219-5183 e o e-mail conselho.celtins@redenergia.com