Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início nesta quarta-feira, 18, a segunda edição do Programa de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, com capacitações voltadas para equipes de segurança, alimentação escolar e de limpeza. A abertura aconteceu simultaneamente às 8h, nas Escolas de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, Caroline Campelo e Vinícius de Moraes. A programação das capacitações se estende até sábado, 20, no período das 8 às 18 h, com palestras e oficinas distribuídas de acordo com grupo de ensino de cada profissional.

O coordenador do setorial de Alimentação Escolar da Semed, Felipe Barbosa, disse, durante a abertura dos trabalhos voltados para a equipe de alimentação, que a programação foi elaborada de forma dinâmica, para que todas as orientações possam ser assimiladas e colocadas em prática nas escolas.

Já o secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, destacou a preocupação da Prefeitura com a qualidade dos serviços prestados e com a alimentação escolar. “Não basta prédios de qualidade. É preciso investir na qualificação dos servidores para oferecer serviços de qualidade na área da alimentação, segurança e limpeza”, afirmou.

A palestra de abertura para a equipe de alimentação escolar, que aconteceu na ETI Caroline Capelo, foi proferida pela técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação, Lorena Chaves. Com o tema ‘Visão Geral do PNAE’, Lorena explicou que a alimentação é um direito garantido por lei e atende à educação básica pública, que abrange a pré-escola, creche, ensino fundamental e médio, além da EJA, que envolve um universo de 46 milhões de estudantes e recursos federais na ordem de R$ 3.053 bilhões.

Lorena disse, ainda, que o PNAE se preocupa com a segurança alimentar e nutricional e destacou o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Lorena lembrou ainda a necessidade de se oferecer produtos naturais, com maior valor nutricional e que o PNAE estabelece três porções de frutas e hortaliças semanalmente.