Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero, participa, na tarde desta terça-feira, 24, em Brasília, das cerimônias de posse e das solenidades de transmissão de cargo dos novos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Após seis anos e meio à frente do Ministério da Educação (MEC), Fernando Haddad entrega a pasta para Aloizio Mercadante, com o intuito de disputar a Prefeitura de São Paulo. Durante sua gestão, as políticas de expansão e fortalecimento das universidades federais, aliadas ao bom relacionamento da Universidade junto ao Ministério, garantiram à UFT contínuo incremento orçamentário e conquistas em diversas áreas, como crescimento dos cursos, com abertura de vagas para professores e técnicos e ampliação da infraestrutura, melhoria das iniciativas voltadas à permanência do aluno e ações direcionadas a uma maior contribuição para com as comunidades da região.

O último encontro do reitor com o então ministro ocorreu ainda no mês passado a fim de apresentar a demanda de criação de novos cursos nos campi da Universidade em Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis. Neste encontro, ainda se falou sobre a importância do projeto de lei que cria cargos no MEC em benefício das universidades (PL de Cargos) e, ao comentar as recentes ações da UFT, Haddad fez elogios à Universidade pelo cumprimento das metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e reiterou que a expansão da educação superior em campi situados no interior do País deveria continuar como uma das metas do Ministério.

Presença
Em 2010, o trabalho realizado na UFT teve ainda maior reconhecimento com a vinda de Haddad a Palmas para inauguração de 20 obras da Universidade e também para participação da primeira reunião do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizada no Tocantins - entidade presidida pelo reitor Alan Barbiero naquele ano. Na ocasião, o ministro ressaltou os serviços prestados pela UFT em tão pouco tempo, afirmando que a instituição atingirá suas metas futuras em função da qualidade dos trabalhos realizados. “É uma Universidade que tem tudo para vencer o desafio da produção do conhecimento e da excelência acadêmica”, afirmou.

Sobre o novo ministro que assume hoje a pasta - antes à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) -, Barbiero vê de forma positiva a indicação ao cargo e acredita que a UFT, assim como as universidades federais de maneira geral, continuarão no mesmo rumo de expansão e valorização. "Mercadante já é um parceiro da UFT em várias iniciativas, pessoa com a qual temos uma excelente relação. Em março do ano passado, visitou a Universidade e conheceu melhor nossa realidade", conta o reitor. A mais recente parceria com o MCT é o projeto UFT Conecta, que já oferece internet social gratuita para a capital e ainda levará o benefício a quase metade da população tocantinense, nas cidades onde a UFT possui campus. O financiamento é do Ministério, em um investimento que soma mais de R$ 9 milhões.

No lugar de Aloizio Mercadante, assume o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Raupp.