Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria Estadual da Segurança Pública repassou algumas dicas de como agir em caso de busca a pessoas desaparecidas. Situação que provoca abalo emocional na família.

Apesar do desespero provocado pelo desaparecimento, os especialistas dizem que é importante manter o domínio da situação, já que as horas que se seguem ao desaparecimento são cruciais para encontrar o desaparecido.

Diante da situação, foram enumeradas algumas sugestões de como agir em caso de desaparecimento de criança, mas as recomendações podem ser aplicadas em todos os casos de desaparecidos.

Veja algumas recomendações:

Mantenha a calma, e procure a pessoa desaparecida na vizinhança, na casa dos amigos e parentes, e em locais que ela costuma freqüentar, como quadra de esporte, centro comunitário e outros.

Não encontrando a pessoa comunique o fato imediatamente à polícia. No caso de crianças e adolescentes a polícia é obrigada a registrar a ocorrência e iniciar imediatamente as buscas (Lei 11.259/05).

Procure apoio com um amigo ou parente que possa auxiliá-lo emocionalmente na organização da busca e outras providências.

Divulgue ao máximoo desaparecimento, se possível, utilize rádio, jornal e televisão.

Organize as informações sobre os últimos acontecimentos relacionadas à pessoa desaparecida que possam ser úteis na busca, como brigas, envolvimento afetivo, crença religiosa, amizades. Verifique cadernos escolares, agendas, computador, diário, para encontrar algum indício que possa auxiliar na busca.

Faça um relato escrito do desaparecimento, para não esquecer no futuro detalhes que podem ser importantes.

Evite manusear objetos pessoais do desaparecido, como pente, escova de dente, chupeta e brinquedos. Estes objetos podem ser utilizados para estudo do DNA, caso seja necessário.

Dessa forma, quem passar por uma situação parecida pode agir de forma precisa na busca do desaparecido. No Tocantins todas as Delegacias de Polícia Civil estão preparadas para receberem ocorrências de pessoas desaparecidas. O contato pode ser feito também pelo telefone 197. (Ascom SSP)