Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No dia 1º de fevereiro de 2012, às 10h, no auditório da Justiça Federal em Palmas, acontecerá a solenidade de posse do advogado da União, Joaquim Marcelo Barbosa da Silva, nomeado pela Portaria /AGU Nº 567 de 12 de dezembro de 2011, publicada pelo Diário Oficial da União de 13 de dezembro de 2011, Seção 2, Página 1, para exercer o cargo de procurador-chefe da União no Estado do Tocantins.

A posse será dada pela procuradora geral da União, Helia Maria de Oliveira Bettero, que representará o Advogado-Geral da União. O evento contará ainda com a presença da Procuradora-Regional da União da 1ª Região, Drª. Ana Luísa Figueiredo de Carvalho, e dos representantes da AGU no Tocantins.

Foram convidadas para o evento as autoridades que representam os órgãos da Administração Direta Federal em Palmas, as autoridades que representam o Judiciário Federal no Tocantins, as autoridades que representam os Poderes do Executivo, Legislativo e Judiciário do Tocantins, além do procurador geral do Estado e do procurador Geral do Município de Palmas.

A Procuradoria da União no Estado do Tocantins é um órgão de execução da Advocacia-Geral da União, cuja atribuição é representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe também as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do poder executivo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) é uma instituição prevista pela Constituição Federal, e tem natureza de função essencial à justiça, não se vinculando, por isso, a nenhum dos três poderes que representa. (Assessoria de Imprensa)