Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante a apresentação do Musical Quilombagem, do grupo teatral do Centro de Vida e Direitos Humanos de Açailândia (MA), ocorrida na noite da segunda-feira, 30, no auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins – UFT, os espectadores também tiveram a oportunidade de conferir a exposição fotográfica “Retrato Escravo”, dos fotógrafos Joao Roberto Ripper e Sérgio Carvalho, do acervo da CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, gentilmente cedida ao evento pela Universidade Católica do Tocantins.

Nesta terça, 31, o espetáculo se apresentou na Universidade Católica Dom Orione, em Araguaína encerrando as Comemorações no Estado.

O espetáculo contou com depoimentos de trabalhadores resgatados do trabalho escravo, apresentação de capoeira, samba de roda e danças afro. Como parte da trilha sonora músicas nacionais, como: Ponteio e Disparada e a versão do hino Cambone África, África, comovendo a platéia.

Para o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Araguaína e vice-presidente da COETRAE/TO, Frei Xavier Plassat, na ocasião representando a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, essa mobilização é um apelo para que a sociedade civil organizada, estudantes e líderes de movimentos sociais possam cobrar políticas públicas efetivas na área da educação e prevenção.

O secretário Djalma Leandro enfatizou a atuação do governo do Estado no combate ao trabalho escravo. “Em parceria com a COETRAE, o Governo está planejando ações incisivas na prevenção e na erradicação do trabalho escravo no Estado, a ação desta noite representa avanços no caminho de mudança de uma realidade cruel objetivando a erradicação dessa prática no Tocantins”.

Segundo dados estatísticos, o Tocantins ocupa o quinto lugar no ranking nacional em número de trabalhadores libertos do trabalho escravo, com 2,5 mil pessoas resgatadas no período de 2002 a 2011.

Além do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, da presidente da Coetrae, Leonídia Batista Coelho e servidores da Secretaria, estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: procurador do Trabalho do Estado do Pará e vice-coordenador da Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho – CONAETE/MPT, Hideraldo Luiz de Souza, reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Doutor Alan Kardec Barbiero, a diretora da Faculdade Católica do Tocantins, professora Clarete de Itoz, coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Araguaína e vice-presidente da COETRAE/TO, Frei Xavier Plassat, representando a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho no Estado do Tocantins, também membro da COETRAE/TO, Rodrigo Ramos do Carmo, procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Victor Marins, entre outras.

O Musical Quilombagem no Estado do Tocantins foi organizado, em Comemoração à Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, dia 28 de janeiro, pela COETRAE/TO, que busca promover e efetivar políticas públicas contra a escravidão no Tocantins e diminuir o índice de trabalho escravo no Estado. (Ascom)