Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) participou da posse do novo ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro (PP-PB), no Palácio do Planalto, que aconteceu nesta segunda-feira, 6, em Brasília. Lázaro acredita que o colega fará um bom trabalho frente à pasta que é tão importe e tem tantas missões no Governo Federal.

A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Senado, José Sarney, do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do Senador Francisco Dornelles (presidente Nacional do PP), ministros de Estados, governadores e demais lideranças.

O novo Ministro das Cidades, em seu discurso de posse, explicou que tem consciência dos desafios que terá que enfrentar para conduzir a pasta e garantiu que buscará mais recursos para investimentos nos municípios brasileiros. “Assumo a responsabilidade de fazer com que o País continue a se desenvolver, no que depender do Ministério e Gestão senhora Presidente, será a prioridade do seu novo ministro, será nosso foco, nossa diretriz, minha maior missão no Ministério das Cidades", disse. "Isso, ao meu ver, é que significa modernidade na forma de fazer política. É romper o falso dilema entre política e gestão. A boa gestão na vida pública tem que ser política, no sentido mais amplo", completou.

Agnaldo concluiu o discurso assumindo o compromisso de ouvir e dialogar com todos os ministérios e com todas as esferas sociais no comando da pasta sob o comando da presidente e integrado à sua equipe de governo.
Durante seu discurso, Dilma enfatizou que o novo ministro precisa trabalhar para garantir as obras do PAC em favor das famílias mais carentes do Brasil. "Espero, caro ministro Aguinaldo, sua total dedicação a essas prioridades. Estará sobre sua gestão o Minha Casa, Minha Vida, o maior e mais importante programa de construção de moradias na historia recente do país (...) Ele [Minha Casa, Minha Vida] é a nossa estratégia central de garantir que as famílias de baixa renda conquistem o sonho da casa própria".

Dilma disse ainda, que as atividades da pasta envolvem União, os governos estaduais e as prefeituras, sendo por isso, "um dos ministérios mais federativos", o que, nas palavras da presidente, exige "parcerias". "Isso impõe ao seu titular capacidade de negociação, bom trânsito politico e postura rigorosamente republicana".

Ao falar sobre Aguinaldo, Dilma disse ter "certeza" de que "sua determinação e seu empenho serão decisivos para o conjunto do governo". "Assim, eu tenho toda certeza, e pode contar comigo, para que nós todos estejamos a altura desse desafio. Não podemos deixar de afirmar: este é um ministério fundamental para um país que cresce e se desenvolve."

Lázaro Botelho elogiou a escolha do deputado paraibano para o Ministério das Cidades. Para ele, o parlamentar possui vasta experiência política e administrativa para comandar o ministério. “O Brasil só tem a ganhar com a decisão da presidente, uma vez que Agnaldo Ribeiro conhece a realidade dos estados e municípios”, opinou Lázaro. Ao cumprimentar o novo ministro, o deputado se colocou à disposição.

Carlos Amastha

O empresário Palmense, Carlos Amastha (presidente metropolitano do Partido Progressista), também esteve em Brasília nesta segunda, 06, e, dentre outras atividades a cumprir na Capital Federal, participou da solenidade de posse a seu amigo, como fez questão de frisar, Aguinaldo Ribeiro, como ministro do Ministério das Cidades.

Amastha, acompanhado do presidente regional do PP Tocantins, deputado Lázaro Botelho, participou ainda da solenidade de transmissão de cargo que aconteceu na sede do Ministério e logo em seguida de um coquetel oferecido aos presentes. Durante o dia, pode reunir-se com o novo Ministro para quem apresentou as demandas da Capital do Tocantins e recebeu sinais positivos de ajuda do Ministério das Cidades na execução de ações em benefício da comunidade palmense e apoio para os projetos idealizados pelo empresário e pré-candidato à Prefeitura de Palmas.

Ao falar do encontro, Carlos Amastha se mostrou otimista com a sinalização do Ministro Agnaldo Ribeiro. "O Ministro é um homem sensato e, tenho certeza que desenvolverá um grande trabalho frente a pasta. Nossa conversa foi muito positiva e ele ficou muito satisfeito com os projetos e planos que temos para desenvolver em Palmas em benefício de toda comunidade", afirmou Amastha.

Liderança do PP na Câmara dos Deputados

Antes da posse, Lázaro participou da eleição do novo líder do Partido Progressista que aconteceu na primeira hora da tarde, no gabinete da liderança, que escolheu Artur Lira (PP-AL) para conduzir o partido na Câmara dos Deputados. Ele ocupa a vaga deixada por Aguinaldo Ribeiro.

“O processo da renovação da liderança foi construído em cima da harmonia, do consenso partidário. Nós temos o dever de dar continuidade a este trabalho, um trabalho conjunto ao do Palácio do Planalto, com a presidente Dilma e o nosso ministro”, disse Lira.