Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

O secretário estadual da Ciência e Tecnologia do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira recebeu para uma reunião na sede da pasta, em Palmas, o diretor do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Emir Suaiden e a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, Cecília Leite.

Durante a reunião os diretores da Secretaria da Ciência e Tecnologia apresentaram as ações previstas para 2012 como, por exemplo, Seminários sobre a Lei de Inovação do estado, a participação na FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins e a implantação do “programa Formação Mais” que prevê a instalação de tele salas nos 139 municípios tocantinenses para qualificar a população.

Os representantes do IBICT já sinalizaram parcerias com a Secretaria da Ciência e Tecnologia. Para a realização dos “Seminários” a coordenadora Maria Cecília informou que poderá ser enviado um servidor do Instituto Brasileiro para prestar informações sobre inovação e apresentar os produtos e serviços da área para os participantes. Maria Cecília também disse que poderá desenvolver uma ação em conjunto com a secretaria de C&T durante as edições da Flit 2012 e oferecer treinamento aos professores da Rede Pública de Ensino para a utilização em sala de aula do “Canal Ciência” – um banco de dados para a pesquisa.

Os produtos e serviços do IBICT também poderão ser disponibilizados e acessados em espaços como os polos de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil e Escola Técnica Aberta do Brasil, programas desenvolvidos pela Secretaria da Ciência e Tecnologia em parceria com o Ministério da Educação. Outra possibilidade é ofertar os serviços do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nas tele salas a serem instaladas pela pasta de C&T, informou o diretor do IBICT Emir Suaiden. Conteúdos do IBICT podem ser acessados no site http://www.ibict.br.

O secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira ressaltou na reunião que o governador Siqueira Campos trabalha buscando investimentos nacionais e internacionais para serem investidos em projetos estruturantes que vão possibilitar a vinda de grandes indústrias e o crescimento de empresas tocantinenses. Borges da Silveira informou que serão muitas as oportunidades de trabalho, e um desafio será capacitar e qualificar a população tocantinense. “Por isso a parceria com o IBICT é importante para garantir o acesso livre a informação e o repasse de tecnologia para as Instituições de Pesquisa e Ensino desenvolverem suas bibliotecas digitais, por exemplo,” destacou Borges da Silveira.

Ainda participaram do encontro na tarde desta terça-feira, 07, o secretário Executivo, Mário Bezerra, a assessora da Secretaria Executiva, Alessandra Camargo, a diretora de Educação Profissional, Maria da Penha, a coordenadora de Educação à Distância, Aretuza Dirles Cordeiro, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Rickson, a coordenadora de Inovação Tecnológica e Inclusão Social, Neumar Elias – todos da Secretaria da Ciência e Tecnologia, e o subsecretário de Assuntos Parlamentares, Francisco Assis. (Ascom C&T)