Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

A primeira etapa do projeto de implantação do Parque Aquícola do Tocantins será concluída até julho. A informação foi repassada pelo diretor de Águas da União, Estevão Campelo, na tarde desta quinta-feira, 9, ao secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, da Subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida, prefeitos e pescadores dos municípios ribeirinhos. O encontro ocorreu na sala de reuniões da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios.

O diretor de Águas da União fez uma explanação geral das próximas etapas para implantação do Parque. “Após este estudo, teremos que partir para a tramitação em outros órgãos de competência ambiental, o que demanda ainda tempo para a conclusão final”, argumentou Campelo.

As liberações legais serão emitidas pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, ANA – Agência Nacional de Águas, Ministério da Pesca e Aquicultura, Naturatins – Instituto Natureza do Estado do Tocantins, entre outros órgãos.

O secretário executivo, Ruiter Pádua, explicou que a notícia é de extrema importância para todos os tocantinenses. “A previsão final de estudos do Parque é fundamental. Depois desta etapa, iremos batalhar para conquistar as próximas. Sabemos que demanda tempo, mas estamos caminhando para a implantação deste empreendimento que irá trazer retorno econômico para os aquicultores tocantinenses”, destacou.

De acordo com a subsecretária Miyuki Hyashida, as conquistas são frutos das batalhas travadas ao longo dos anos. “Sempre acreditamos neste grande projeto. O governador do Estado tem investido no potencial da piscicultura tocantinense. Sabemos que o mercado é expansivo tanto para o consumo interno, como para o externo”, enfatizou. (Ascom Seagro)