Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje os números das vendas do varejo em 2011 no Brasil. O resultado coloca o Tocantins como líder do ranking nacional de crescimento do comércio no período. Segundo a pesquisa, o Tocantins teria registrado a maior alta no volume de vendas do varejo em 2011, com um acréscimo de 25,2% em comparação ao ano de 2010, cerca de dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado que é o estado da Paraíba (14,2%).

O Tocantins também ocupa a segunda colocação nas vendas do país no desempenho anual do varejo ampliado, registrando um crescimento de 15,0% em 2011 em relação ao ano anterior.

Na comparação mensal do mês de dezembro de 2011 para o mesmo mês 2010, o Tocantins também está na frente no volume de vendas (7,2%) e também em relação ao varejo ampliado (26,9%).

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Cleide Brandão, essa é uma prova que o comércio no Tocantins está amadurecendo e se fortalecendo a cada ano. “Esse resultado também é prova que os empresários tocantinenses estão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios de um estado promissor como o Tocantins”, avalia Cleide Brandão.