Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em eventos de grande concentração popular como o carnaval, os cidadãos podem contribuir para a redução dos índices de criminalidade, evitando circular com os originais de documentos pessoais, cartões de crédito, talões de cheque, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e outros objetos cobiçados pelos marginais.

A Secretaria da Segurança Publica por meio da Policia Civil orienta o folião a levar apenas a cópia autenticada da carteira de identidade e quantidade de dinheiro suficiente para alimentação, consumo de bebida e transporte. Veículo particular deve ser deixado em casa.

Recomendação

· A polícia recomenda que os foliões sempre transitem em grupos, evitando andar em locais que não tenham iluminação. Além disso, é aconselhado evitar o uso de objetos de valor durante as festas carnavalescas.

· Outra medida que pode contribuir para evitar assaltos é que o cidadão, a cada dia, esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantia, apenas o necessário para suas despesas.

· Em relação aos veículos, a Polícia sugere que o condutor procure estacionar o carro em locais vigiados e visíveis. Outra dica que ajuda a evitar roubos é nunca permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. De acordo com a polícia, essas medidas chamariam a atenção dos criminosos, colocando em risco à população.

· A Polícia alerta os pais sobre os cuidados comas crianças. Umas das medidas indicadas aos pais é a utilização de fichas de identificação, contendo o nome, idade, endereço e telefone para contato. Caso alguém encontre um menor perdido, o recomendado é encaminhar a criança para o Posto Policial mais próximo. (Ascom SSP)