Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi apresentado na manhã desta terça-feira, 6, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, um requerimento de autoria do deputado Stálin Bucar (PR), convidando o novo secretário estadual da Saúde, Gastão Neder, para prestar esclarecimentos, na Casa de Leis, sobre a atual situação do setor no Estado. Além disso, o gestor da Pró-Saúde, empresa contratada pelo governo para gerir a saúde pública no Tocantins, também foi incluído no convite.

De acordo com o deputado, autor do requerimento, a meta é que o novo secretário, recém empossado, no lugar de Raimundo Boi, esclareça principalmente os questionamentos acerca das condições dos hospitais públicos estaduais, além das contratações de funcionários para ocuparem os cargos na saúde. “Convidar o secretário de Saúde, além do administrados da Pró-Saúde, Marcus Wächter para discutir sobre a situação da saúde e as contratações feitas pela empresa”, disse.

Já o líder de governo, deputado Osires Damaso (DEM), mesmo confirmando que existem dificuldades na manutenção da saúde pública do Estado, a questão é uma situação nacional. Além disso, conforme o deputado, mesmo com a questão crítica em todo o Brasil, o TO ainda é um Estado bem colocado no ranking da saúde pública. “Foi feita uma pesquisa em que o Tocantins aparece como quinto Estado em atendimento na saúde do Brasil”, disse.

Além disso, o deputado ainda frisou que a atual situação não é de responsabilidade exclusiva da Sesau. De acordo com Osires, “existem cidades em que os médicos é que não querem atender”. O líder de governo ainda destacou que vai solicitar da sua bancada que rejeite o requerimento de Stálin Bucar com o convite ao secretário.

Mesmo assim, o democrata ainda frisou que é necessária uma Audiência Pública para que as informações sejam passadas, mas em uma outra situação e com a participação mais abrangente. “Temos que fazer uma audiência com a participação da Sesau, da Pro-Saúde, da Defensoria Pública, do MPE, para discutir todas essas questões”, completou.