Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins a deputada estadual Amália Santana (PT), homenageou as mulheres nesta quinta, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Hoje decidi homenagear em minhas palavras, guerreiras presentes no nosso dia-a-dia, que acordam todas as manhãs confiantes e engajadas em garantir o exercício pleno do direito da mulher e conquistar cada vez mais espaço”, disse.

Durante sessão solene em homenagem a data, a parlamentar usou a tribuna para contar brevemente a história de três grandes mulheres que são exemplo de força e determinação. Josefa Lacerda, conhecida como Zefa Doida por sua disposição, Veneranda Elias e Bernadete Aparecida representaram as mulheres tocantinenses que diariamente se doam para ajudar outras mulheres, para ajudar o próximo.

Zefa há dez anos milita no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e mesmo já tendo a sua própria terra, vive na árdua luta para que todos possam exercer o direito de ter um pedaço de chão. Veneranda Elias é presidente da Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins e tem as bandeiras da moradia e saúde como prioridade. Mineira que vive a 10 anos no Tocantins sempre participou ativamente dos movimentos sociais. Dirigente da Casa 8 de Março, que completa nesta quinta 14 anos, Bernadete Aparecida também foi lembrado pela parlamentar. Seu trabalho junto às mulheres marginalizadas foi parabenizado.

“Pensar só em si ou em seus familiares não é com essas mulheres”, reforçou a parlamentar ao falar da dedicação das homenageadas aos movimentos sociais e as causas das minorias. Amália Santana ainda entregou à cantora gospel Cristina Oliveira a medalha Ordem do Mérito Legislativo, que no ato representou todas as companheiras batalhadoras do Tocantins. Outra homenagem veio do chefe de gabinete e companheiro petista Milne Freitas, que leu versos de sua autoria valorizando a classe feminina.

Como convidadas especiais da deputada Amália Santana, também participaram da sessão solene a presidente da Federação das Associações da Zona Rural (Faerto), Erenice Antunes, as mulheres do acampamento Sebastião Bezerra, montado ás margens da TO-10, e um grupo de jovens senhoras da região norte de Palmas, acompanhadas do líder comunitário Erivelton Santos. (Assessoria de Imprensa)