Os agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses que vão participar da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária terão atendimento especial. A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Agrário organizam as caravanas para a Feira. A Agrotins acontece de 8 a 12 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas.
A Diretoria de Fomento ao Cooperativismo e Associativismo da Seagro, responsável pelo transporte dos agricultores, garante que haverá melhorias no atendimento, principalmente na agilidade do transportes e na estadia dos agricultores em Palmas. “Estamos organizando para atender da melhor forma possível. Queremos que todos possam usufruir das inovações tecnológicas que a Feira oferece,” disse a técnica agropecuária, Maria Maritê Benett.
As caravanas de agricultores são compostas por membros de associações, cooperativas e comunidades agrícolas. Este ano, cerca de 1.200 produtores estarão conhecendo a Agrotins. “A intenção do governo do Estado é incentivar os agricultores familiares a produção agrícola de qualidade de forma sustentável”, argumentou Maritê. Para o transporte dos agricultores serão disponibilizados 29 ônibus de 42 passageiros cada.
Na Feira os produtores têm a oportunidade de participar e conhecer uma diversidade de tecnologias agrícolas em exposição como: as vitrines de grãos, dias de campo, palestras. Este ano o Ruraltins conta com um espaço especifico para atender os agricultores familiares.
As caravanas serão atendidas por ordem de dias e comitivas. No dia oito serão nove comitivas. No dia nove serão 11 e no dia 10 serão trazidas nove comitivas de agricultores. (Ascom Seagro)