Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, membros da nova diretoria do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). A comitiva, liderada pelo presidente Paulo Eduardo Tavares Vieira, foi composta pelo 1º vice-presidente e delegado titular junto à Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Luciano de Carvalho Rocha; 2º vice-presidente, Alteliana de Fátima Lopes; 3º vice-presidente, Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, diretor financeiro, Clerson Dalvani Reis; 2º suplente da diretoria, Rômulo José dos Santos; 3º suplente da diretoria e delegado titular junto à Fieto, Bartolomeu Alba Garcia; 6º suplente da diretoria, Luis Gustavo Rizzati Alves; suplente do Conselho Fiscal, Kenia Parente Lopes Mendonça; suplente de delegado representante junto à Fieto, Francisco Antelius Sérvulo Vaz; e o suplente de delegado junto à Fieto, André Roriz Jardim.

O Governador agradeceu a visita e afirmou que os empresários representam, diante do quadro de dificuldades atual, esperança de melhoria para o Tocantins. Siqueira Campos reafirmou que a parte econômica deve ser conduzida pelos empreendedores e ao Estado cabe trabalhar para proporcionar melhores condições de cidadania, investindo em educação, saúde, segurança pública, entre outros, daí o slogan deste Governo: “Tocantins, o Estado da Livre Iniciativa e da Justiça Social”.

Na opinião de Siqueira Campos, o Estado (tanto federação, quanto unidade federativa) deve fazer concessões ou firmar parcerias com a iniciativa privada, visando diminuir as desigualdades sociais. “Isso será possível dando oportunidades e não dando esmolas”, disse o Governador. Lembrando que o agente público tem que cuidar dos interesses do povo. O presidente do Sinduscon, Paulo Eduardo Tavares Vieira, por sua vez, disse que os empresários querem consolidar as parcerias já existentes com o Estado e ampliá-las ainda mais, visando gerar mais emprego e renda.

Diante da colocação, o governador informou que é sua intenção deixar na mão iniciativa privada vários projetos que darão retorno econômico, tanto em Palmas quanto no interior, citando como exemplo o metrô de superfície na capital e o teleférico entre a Serra do Lajeado (a partir da pedra do Jabuti, onde está previsto a instalação de uma estátua do Cristo Redentor) e o Lago de Palmas. Para obras como as exemplificadas, que dão retorno econômico, existem linhas de financiamentos a custo baixíssimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e organismos internacionais.

Os empresários estavam acompanhados pelos secretários da Infra-estrutura, Alexandre Ubaldo, e da Indústria e Comércio, Paulo Massuia. Também participaram da audiência os secretários Renan de Arimatéa, da Casa Civil; Sandoval Cardoso, das Cidades; João Fonseca Coelho, da Segurança Pública; e Nilomar Farias, de Justiça e Direitos Humanos. (Secom)