Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Uma parceria realizada entre o SESC e a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos está proporcionado atendimentos odontológicos gratuitos a mais de 50 reeducandas da Unidade Prisional Feminina – UPF - Palmas, por meio da unidade móvel do Odonto Sesc.

A iniciativa surgiu da chefe da Unidade Prisional Feminina, Lucivânia Barbosa Marinho, ao analisar a realidade vivida das reeducandas. “Na Unidade Prisional 90% ou mais reeducandas precisam de atendimento odontológico. A chegada do Sesc é positiva por não haver necessidade de deslocamento das detentas para serem atendidas”, destacou Lucivânia.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Tocantins, Hugo de Carvalho, parcerias como essa fazem parte da missão do Sesc. “Procuramos fazer com que não só os comerciários, mas também toda a comunidade tenham uma qualidade de vida melhor. Pensando dessa forma não hesitamos em ajudar as reeducandas da UPF de Palmas a terem todo o tratamento odontológico necessário”, comentou.

O diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro, explica que a unidade do Odonto Sesc é uma ferramenta de inclusão social. “É muito gratificante quando terminamos o tratamento e podemos ver o sorriso das pessoas. Isso melhora a alto estima e acredito que acaba ajudando no processo de reinserção dessas pessoas na sociedade”, explicou.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, a Superintendência do Sistema Penitenciário, por meio da Diretoria de Assistência ao Preso e ao Egresso, apoiou a ideia e pretende ampliar a ação para outras unidades prisionais do Estado e também celebrar novas parcerias com instituições públicas e privadas.

O lançamento oficial das atividades está marcado para acontecer na próxima terça-feira, 20, às 8h30, na UPF, em Taquaralto e contará com a presença do Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Nilomar Farias, e do diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro.