Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além do ex-deputado estadual Cacildo Vasconcelos (PP), a presidente da Ong Viva Arraias, Vera Alves Carrico, é também pré-candidata à Prefeitura de Arraias, sudeste do Estado. Vera é do PSDB, partido do governador Siqueira Campos e espera contar com o apoio do governo para a disputa de outubro.

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta quarta-feira, 21, Vera conta que já conversou com o presidente regional do PSDB, Ernane Soares Siqueira e ainda com outros membros do partido. “Sinto que existe uma aceitação não só da comunidade mas das lideranças políticas do PSDB”, disse Vera. Outro possível apoio que Vera espera ter é o do deputado estadual do PSDB, Freire Júnior que tem ampla base política na cidade. “Estou contando com o apoio do governador já que eu sou do partido dele”, informou a pré-candidata.

Para Vera é necessário que as mulheres ocupem cada vez mais espaço na política, além disso, a pré-candidata do PSDB espera representar a renovação política para a cidade. “A atual administração está carente. Arraias está abandonada pelo poder público há anos e decadente de prefeitos e políticos”, pontuou.

A pré-candidata criticou a atual gestão do prefeito Wagner Gentil e elencou algumas prioridades que ela acredita serem urgentes para Arraias. “A cidade precisa de geração de renda, ações de fomento à cultura e ao turismo histórico. A cidade tem muito o que oferecer aos turistas, temos as comunidades quilombolas e todo o contexto histórico que o município carrega”, explica.

Na avaliação de Vera, o nome de Cacildo é forte no município. “Ele é forte, é uma pessoa que tem muitas ligações políticas na cidade”, comentou.

Viva Arraias

A Ong atua há mais de 12 anos no município segundo Vera alves Carrico. “O mais importante é a conscientização da comunidade com o patrimônio histórico e cultural”, disse. A entidade funciona através de parcerias com órgãos e instituições além de doações. A Ong dá suporte às ações governamentais no campo social, cultural e ambiental em Arraias. A Ong conseguiu viabilizar a construção do Museu João D’Abreu tendo como objetivoa preservação da história e memória de Arraias, e ainda a Casa do Artesão que visa incrementar a geração de renda .

A Ong realizou também várias edições do Viva Arraias, encontro de arraianos e amigos de Arraias, que propiciou à comunidade excursões, caminhadas, fóruns de discussões e atividades culturais.