Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Uma equipe de técnicos da Secretaria da Educação do Tocantins foi ao Mato Grosso do Sul, esta semana, para participar do curso de capacitação a distância em ambiente virtual para liderança escolar – o Progestão online - promovido pelo Instituto Razão Social. O curso foi realizado no Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande e contou com a presença de representantes de Goiás, Tocantins, Acre e Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a equipe do Tocantins, formada por 13 pessoas, está orientando os técnicos do Progestão de Mato Grosso do Sul, com dicas de como incentivar a participação de todos os professores e como obter a parceria com as prefeituras municipais. O Tocantins é um estado referência no Progestão, a Secretaria da Educação já realizou a 7ª edição do programa na Rede Estadual de Ensino e 3ª edição para a rede municipal de ensino.

O programa Progestão online é uma extensão para a internet do Progestão – Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares. A iniciativa foi apresentada em 2009, pelo Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e o objetivo é ampliar as oportunidades para todos os servidores da escola estudarem e conheceram todos os espaços da instituição, desde o seu papel social, os recursos disponíveis e como fazer a prestação de contas. (Ascom Seduc)